Olhar sobre as expressões

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

Ao observar as pessoas, Thamyres Donadio percebeu que somos mais parecidos do que imaginamos. Sua visão leva em conta as expressões que fazemos em determinadas situações e que nos levam a lidar com diferentes tipos de sentimentos. “Tudo sempre é muito forte. Cada um lida com essas emoções com intensidade distinta, mas nunca ficamos indiferentes. Muitas vezes as pessoas não admitem passar por certas complicações e acabam sendo bem ‘quadradas’, não permitindo seus sentimentos”, explica ela. “As expressões talvez sejam a coisa mais verdadeira que nós temos.”
 
Colocando seu estudo no papel, a artista de São Paulo montou a série ''Boom!'', cujas ilustrações serão trazidas ao Grande ABC a partir de domingo no Gambalaia Espaço de Artes e Convivência (Rua da Monções, 1.018), em Santo André. A abertura será às 17h e a entrada é franca até o fim de fevereiro, com visitação nos dias que o local possui eventos (www.gambalaia.com.br).
 
São nove desenhos feitos à mão com técnicas de nanquim, aquarela e grafite. A produção levou cerca de um ano para ser finalizada e será a segunda vez que estará reunida para o público após passar pelo Rio de Janeiro em junho.
O projeto é complementado por poema também criado por Thamyres que dialoga diretamente com as obras. “Destaquei algumas palavras da escrita que eu achava que seriam bem fortes. Os rostos e o texto dialogam e se encaixam de maneira geral.” Euforia, exalta, forçado, autodestrutivo e quente são algumas que aparecem em destaque.
 
A visão da artista de 22 anos em torno das expressões humanas também conta com trilha sonora especial. Ela espera que esse cenário a ser criado no espaço cultural andreense – o qual ela chama de “caos” – consiga instigar o público a deixar de lado uma certa apatia generalizada. “Quero levar a ideia da naturalidade para mais pessoas. Há rostos que estão no caos, mas que poderiam ser qualquer um que observa os desenhos”, diz. “Gosto de olhar e saber como o público lida com o que eu montei. É a reação da reação.”
 

Na abertura de ''Boom!'', o Gambalaia também faz sessão de autógrafos da HQ Necromorfus (a partir das 16h) e performance da banda de ska Marzela (às 19h). Para o show, o ingresso custa R$ 10 e é vendido na porta do local.  




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados