Munique é o berço da festa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz <br> Do Diário do Grande ABC

Imagine duas piscinas olímpicas e meia repletas de cerveja. Pois foi exatamente esta quantidade do líquido ingerido em Munique, na Alemanha, entre os dias 20 de setembro e 5 de outubro, quando aconteceu a Oktoberfest, considerada a maior festa dedicada à cerveja do mundo e a maior feira anual do planeta. Foi a 181ª edição do evento na Bavaria que, neste ano, recebeu muita gente da Áustria, Suíça e Itália, de acordo com o Centro de Turismo Alemão.

Ainda segundo o órgão oficial, além do tradicional frango assado da Oktoberfest, os clássicos pratos da Baviera também foram muito pedidos. As soul-foods mais consumidas foram o kaiserschramm e o käsespätzle. Além dos 6,5 milhões de litros de cerveja, os visitantes comeram 112 bois e 48 bezerros ao todo.

Outro dado curioso pós-festa está no setor achados e perdidos. Foram encontrados 3.646 itens, entre eles, 900 carteiras de identidade, 770 peças de roupas, 530 carteiras, 400 chaves, 330 smartphones e celulares, 305 bolsas e mochilas, 230 óculos, 95 guarda-chuvas, 55 joias e relógios e 31 máquinas fotográficas.

Sentiu que perdeu festa inesquecível? O Oktoberfest 2015 está marcada para acontecer de 19 de setembro a 4 de outubro. É bom começar a reservar hospedagem. Essa deve ser a primeira preocupação do turista, já que a cidade – uma das mais caras da Alemanha – fica lotada nesta época. Saiba mais no site www.oktoberfest.de.

O LOCAL
Mais do que entornar o caneco, quem vai para a Oktoberfest – que, por sinal, é feita dentro do Wiesn, um enorme parque de diversões – não pode deixar de ‘turistar’ em Baviera. Vale a pena chegar dias antes do evento e passear pelos incríveis castelos de contos de fadas que ficam por lá.

A Capital, Munique, reúne outros atrativos como o museu da cerveja, inclusive. É o Oktoberfestmuseum, onde guias ensinam tudo sobre a bebida e, principalmente, discorrem sobre a espuma da cerveja de Baviera. Tem também a Praça Marienplatz, que possui torre com 85 metros de altura. Gosta de altura? Visite a Frauenkirche, igreja com 99 metros e suas duas cúpulas em forma de cebola.

O mercado Viktualienmarkt é verdadeira festa de sabores. Trata-se de um dos melhores mercados gourmet da Alemanha, onde várias barracas são administradas por gerações da mesma família. A arte local está espalhada em alguns museus importantes. O Parque Englischer Garten e o palácio Residenz devem estar no roteiro.

 

Tradição cervejeira de exportação - A paixão pela cerveja e pela alegria é, de fato, universal. Seguindo as tradições alemãs, povos de várias partes do mundo aderiram à celebração da Oktoberfest – até os mais improváveis. Por exemplo, desde 1990, a cidade chinesa de Qingdao faz a sua versão do evento, que atrai mais de 2milhões de pessoas. Só lá são feitas adaptações como, por exemplo, realizar a festa em agosto e incluir karaokê e prêmio para quem beber mais.

Outro gigante que aderiu à tradição foi a Rússia que, por alguns dias, pede licença à vodka (a verdadeira paixão nacional) para curtir a Oktoberfest. Lá é realizada dentro de bares e restaurantes, que só oferecem cervejas de Munique.
Na Austrália, acontece a menor versão da festa. O evento é feito no povoado de Jundah, a 16 horas de Brisbane, no Estado de Queensland, que tem população de 68 habitantes.

No Brasil, além da grande festança catarinense, há outras menores – que mesmo assim são bem maiores do que a australiana. Em Olinda, por exemplo, onde é celebrada desde 1960, a festa ganhou sotaque nordestino. No Ceará, a cidade de Guaramiranga celebra essa herança alemã desde 2009 e, na mistura com o forró, atrai mais de 20 mil visitantes anualmente.

Em São Paulo, a Oktoberfest é organizada por algumas associações. Uma delas é a comercial do bairro do Brooklin. Geralmente, acontece nas ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo e adjacências. Trata-se de festa com várias barracas de comidas e bebidas típicas, atraindo cerca de 80 mil pessoas por fim de semana. (Andréa Ciaffone)

 

Você sabia?
> A primeira Oktoberfest foi realizada em 17 de outubro de 1810. Era a festa de casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, que ofereceram aos seus convidados comidas e bebidas típicas.

>Nesses mais de 180 anos de história, o prefeito de Munique abre a festa com uma martelada no primeiro barril de cerveja a ser consumido.

>Os visitantes bebem no Maßkrug, canecão de um litro. Os garçons carregam até dez deles por vez. Porém, o engraçado, é que ninguém pode levar a caneca de recordação para casa. Só em 2014, 112 mil pessoas foram impedidas pelos seguranças de furtar o souvenier.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados