Roubo durante as férias

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano<BR> Especial para o Diário

Casos recentes de furtos em Miami e Orlando, nos Estados Unidos, têm preocupado os brasileiros que viajam para lá. Até moradores do Grande ABC foram vítimas em terras norte-americanas. De 2012 para 2013, quase dobrou o número de assaltos a brasileiros na cidade. No ano passado, foram 224 casos, contra 117 do ano anterior. O que fazer se isso acontecer?
A primeira providência é comunicar a polícia para registrar uma queixa. Depois, o consulado do Brasil no local deve ser informado, principalmente em caso de documentos furtados. Ao regressar ao País, as autoridades nacionais ainda precisam ser comunicadas, assim como os órgãos que emitiram os documentos.
Para não ter de passar por todo esse aperto, algumas dicas são úteis. Mantenha sempre cópias do passaporte, carteira de identidade e os demais documentos salvos na internet ou com um parente no Brasil. Leve o original para onde for ou certifique-se que ficará seguro no cofre do quarto. A maioria dos hotéis dos Estados Unidos só aceita ressarcir quem teve seus pertences roubados se o arrombamento for comprovado. Por isso, tire fotos de como o seu dormitório estava antes de sair.

ARMAZENAMENTO
Quem for para Orlando e não quiser arriscar deixar os objetos no hotel pode optar por guardá-los por ‘profissionais’. A empresa Orlando é Logo Alí, fundada pela são-bernardense Camila Meloni, oferece, entre outros serviços, o armazenamento de compras. O local fica a 15 minutos do complexo da Disney.
A US$ 10 por caixa, o turista pode entregar os objetos até um mês antes da viagem e eles serão guardados por até três meses. “Esse serviço é muito bom para quem quer otimizar o tempo. Para comprar um iPhone, por exemplo, tem de dormir na fila da Apple. Comprando pela internet e entregando na nossa empresa, em Orlando, não é preciso perder uma noite na fila”, diz Camila, referindo-se a quem se programa para buscar o item quando viaja para Orlando de férias. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados