Questões além da infância

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares

Distinção entre o certo e o errado, o trauma da perda de um ente querido e o valor da amizade são alguns dos temas a serem abordados neste mês do Cine São Caetano – Pontos MIS. O projeto, elaborado em parceria entre a Prefeitura do município e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, abre sessões hoje e nos dias 21 e 29, sempre às 16h. Com a entrada gratuita para todo o público, as exibições ocorrem na Sala da Luz (Avenida Goiás, 950. Tel.: 4226-2245), no Centro Digital, no bairro Santa Paula.

Os assuntos um tanto quanto universais apresentados antes aparecem com força no longa-metragem ''Um Gato em Paris'' (2012), dos cineastas Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli. Apesar de ser uma animação, a obra trata de maneira madura certos pontos abordados ao longo das desventuras vividas pelo gato Dino. O personagem central tem vida dupla e serve de companheiro para a pequena Zoe (cujo pai foi assassinado), ao mesmo tempo em que acompanha o ladrão Nico em seus roubos.

Além dos questionamentos sérios, o título também chama a atenção pelo belo traço. Cenários e personagens parecem desenhados à mão, deixando de lado o aspecto mais virtual encontrado em superproduções como ''Shrek'' e ''Frozen – Uma Aventura Congelante''.

O projeto também coloca em cartaz um curta-metragem. Antes da exibição principal, ''Souvenirs de Verão'' (2012), da dupla Marina Erlanger e Luíza Carneiro, trata das descobertas do primeiro amor na visão da pequena Juju, 9 anos, que pensa estar doente quando percebe essa nova sensação. O filme fez parte da seleção do Festival do Rio no ano de seu lançamento.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados