O incrível mundo da Língua Portuguesa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes <br> Do Diário do Grande ABC

Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil em 22 de abril de 1500. Dentro de sua nau trouxe, além da tripulação, dos ‘presentes’ trocados com os indígenas e dos famosos tonéis de vinho, a cultura de sua terra natal em especial o idioma. O português ganhou também outros territórios – já são cerca de 250 milhões de pessoas que falam a língua no mundo –, mas é aqui onde se concentra a maioria dos adeptos. Por isso, não haveria local mais propício para ser feito o Museu da Língua Portuguesa, que já foi eleito como o Melhor Museu do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo.

Em funcionamento há quase nove anos, o local já recebeu cerca de 3,5 milhões de pessoas. O diretor Antonio Carlos Sartini atribui o sucesso à expansão da língua – a previsão é de que, nos próximos 30 anos, sejam 300 milhões que falam o idioma – e a maneira diferenciada de expô-la aos visitantes. “O museu vem dar um significado diferente para a língua portuguesa, principalmente para nós, brasileiros, que sempre sofremos um pouco complexo de inferioridade. O museu joga um novo olhar sobre o idioma, mostrando coisas interessantes que a escola infelizmente não conta.” Não à toa, são recebidos diariamente de 800 a 1.200 pessoas e 65% do público é estudante.

O acervo está localizado no prédio da Estação da Luz e é dividido em três andares. No primeiro ficam, geralmente, as exposições temporárias – quando feitas, quase triplica o número de visitantes. No segundo andar – um pouco mais escuro –, está a exposição permanente, que será reformulada.
Nela está a grande galeria com uma tela que tem 106 metros, onde aparecem projeções que mostram a língua no cotidiano e na história. Também tem as palavras cruzadas que ficam em totens, cada qual de um país, que exibem a influência das línguas e dos povos que contribuíram para formar o português falado hoje.

Na Linha do tempo, com o auxílio de recursos interativos, o integrante conhece a história do idioma. Neste, em breve, quem quiser ir a fundo em algum item contará com a ajuda do QR-code (código de barras bidimensional) ativado por celular.
O que mais faz sucesso, no entanto, é o Beco das Palavras, uma sala com jogo interativo – ao estilo do videogame kinect – que permite ao visitante brincar com a criação de palavras, conhecendo origem e significado. Há também o corredor que conta a história da estação e a revitalização do edifício, patrimônio histórico do século 19. No terceiro andar está o auditório, onde é transmitido um filme de dez minutos contando a história da língua e a Praça da Língua, uma espécie de planetário composto por imagens projetadas e áudio.

NOVIDADE
A partir de terça-feira, o Museu abre a exposição temporária Esse Jornal Também é uma Piada, no terceiro andar, feito em parceria com o Salão de Humor de Piracicaba. São 17 obras, entre tiras e charges, e notícias fictícias de jornal, que vão relembrar a ditadura militar. Outra exposição a ser feita, ainda em fase de captação de recursos, é sobre o escritor Gregório de Matos. O museu (Praça da Luz) fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Na última terça-feira do mês vai até 22h. O ingresso é R$ 6 (R$ 3 meia-entrada).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados