Cidade da Criança é sempre opção divertida

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Natalia Regazzo <br> Do Diário do Grande ABC

 O Minhocão, o Submarino e o Teleférico consagraram a Cidade da Criança entre 1970 e 1990. Moradores do Grande ABC e turistas de todos os cantos queriam conhecer o primeiro parque temático do Brasil, localizado em São Bernardo. No começo, o espaço – com 48 mil m² – servia como cenário para as gravações de Redenção, da extinta TV Excelsior.

A Prefeitura adaptou o terreno aos moldes de um lugar para diversão em 1968; foi a fórmula para o sucesso. Após o auge, veio a decadência. Más condições renderam o fechamento do local em 2005, que reabriu cinco anos depois e funciona hoje com a frequência de 8.000 pessoas por mês.

O analista de compras Wellington Barreto, 30 anos, guarda boas lembranças do parque. Na infância, sua família não tinha boas condições financeiras e a Cidade da Criança era um oásis para Wellington, que esquecia da realidade. “Tínhamos uma carteirinha que dava direito a ingressos. Para uma família humilde, uma tarde por lá era como se estivéssemos na Disney. O Submarino era o que mais gostava”, afirma.

A orientadora pedagógica Vani Duarte Torres, 49, mora em São Bernardo há 26 anos e ainda sente a magia do lugar. Aos 12, conseguiu concretizar o sonho de conhecer o parque. A chance surgiu quando o primo ganhou convites para a festa de fim de ano na Cidade da Criança. Ela e os cinco irmãos aproveitaram o dia como se fosse o último. “A Casa Maluca, o Avião e Minhocão eram meus favoritos”, salienta. Vani é tão apaixonada pelo lugar que não deixou de passar o sentimento para outras gerações. “Desde quando foi reformado, tenho vários motivos para voltar. Levo meus sobrinhos, que se divertem muito.”

Apesar de dedicar sua programação para todas as faixas etárias, as crianças ainda são o público-alvo. O fim de semana terá programação especial. Entre as atividades agendadas, estão apresentações de teatro, esculturas de balões, cantores com repertório infantil e cães adestrados. “O futuro da Cidade da Criança é atender todos os usuários com qualidade e voltar a ser o grande potencial turístico de São Bernardo”, finaliza Aparecida Dani, gerente do espaço desde 2011.

HORROR DE BRINCADEIRA
Indicado para maiores de 10 anos, a Cidade do Terror é uma das atrações no parque desde agosto e tem última semana de hoje a domingo. São mais de 80 monstros e uma programação de arrepiar, herdada da mesma produção das Noites do Terror, do extinto Playcenter. Labirintos e apresentações fazem parte da iniciativa. Os ingressos custam R$ 40.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados