Parece pintura

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Juliana Bontorim

Riviera Nayarit [e um dos lugares paradisíacos do México

 Não tem jeito. Quando se fala em México, as imagens que logo surgem no imaginário são o azul do mar, a areia dourada, a gastronomia impecável, além do futuro e do passado do lugar intercalados como as linhas de uma rede de descanso. Assim também é Riviera Nayarit. O destino está localizado na costa do Pacífico e faz parte de um corredor turístico de 307 quilômetros de extensão. Ao chegar no aeroporto da Ciudad de México é necessário embarcar em outro avião (voo de duas horas) e descer no destino (opção é a Aeroméxico, a partir do Rio de Janeiro, cuja rota foi instaurada há pouco tempo e oferece quatro voos diretos semanais).

A região é conhecida, principalmente, pelos seus luxuosos hotéis. O Grand Velas, por exemplo, é aconchegante e traz vista para o bar de uma piscina de borda infinita que faz até faltar o fôlego de tão belo. Destaque para os restaurantes Frida, Piaf e Lucca. É necessário estar em Punta Mita, extremidade Norte da baía da Banderas, a segunda maior da América do Norte, para desfrutar dos 50 quilômetros de praias, muitas delas desertas. A estrutura do St. Regis é indicada para quem busca um ar rústico, mas com aparatos tecnológicos extremamente modernos, como o uso do aplicativo WhatsApp para chamar o próprio mordomo.

A imperdível playa escondida fica nas Islas Marietas

Dentre várias atrações do lugar, há ainda o restaurante Carolina, classificado como AAA Cinco Diamantes. A gastronomia é realmente fantástica. O Four Seasons, por ter no nome currículo invejável e capacidade inigualável, também é sempre opção. Aliás, para os apaixonados, a realização de uma cerimônia de casamento neste verdadeiro oásis é algo para ficar na memória.

BUCERÍAS
O passeio por Riviera Nayarit não fica completo se o turista não passar pela Bucerías. Trata-se de um local com várias pequenas lojas, onde concentram-se artigos que vão desde as tradicionais caveiras mexicanas a utensílios de casas, pimentas, iguarias para todos os bolsos e padrões. Dá para sair de sacola cheia, lembrando que a moeda local é desvalorizada, por isso, tudo é comercializado em dólar. Uma dica: fique atento à qualidade do material oferecido. Se quiser comprar cerâmica nativa, busque sempre um selo de assinatura que indique tal fabricação. Outra indicação imperdível é Sayulita, verdadeira praia de pescadores que foi ganhando visitas dos adeptos do surfe e, hoje, é considerada o point para quem viaja por lá.

Em Bucerías, fica o hotel Cielo Rojo, simpático espaço com vista de pousada e misto de hostel, fabrica muitos dos alimentos oferecidos aos hóspedes. Eles são responsáveis pela manufatura de uma tequila muito saborosa. Por falar na bebida, uma curiosidade: além de México, tequila é o segundo termo mais procurado na internet quando a referência é este país. Os nativos bebem a tequila como aperitivo ou como um champanhe, durante um jantar diário comum. Há a apreciação e não só a badalação tão característica quando falamos desta bebida. Acesse o site da revista Dia-a-Dia (www.revistadiaadia.com.br) e aprenda dicas especiais e exclusivas com um sommelier de tequila.

DE DEUS
Se a exclusividade é a palavra de ordem, a Islas Marietas não podem faltar no roteiro. A reserva, mais conhecida como playa escondida, é grandiosa. A ilha abriga espécies de aves ameaçadas e foi declarada reserva da biosfera pela Unesco. Um barco leva até um local perto. De lá, é necessário ir nadando – com coletes salva-vidas –, passar por debaixo de um rochedo até imenso buraco entre a vegetação. É um daqueles pontos onde parece que Deus deu seu toque especial. “Nossa verdadeira fortuna está nos detalhes onde a natureza é intocável”, conta Richard Zarkin, relações públicas na empresa Oficina de Visitantes y Convenciones de Riviera Nayarit.

Criança outra vez
“O sonho de nadar com golfinhos pode ser apreciado no Vallarta Adventures, um centro esportivo e de passeio. São 40 minutos de magia inesquecível. Submergir com estes astros do mar, fazer caretas e beijá-los são algumas das sensações possíveis em plena piscina de água salgada. Durante a experiência, parece que somos orquestrados por eles que, de alguma forma, sorriem para nós. Fazem brincadeiras, se exibem, pulam e mergulham em um baile cinematográfico. Detalhe que no local tem golfinhos de 40 anos e também um que acabara de nascer. A natureza se encarrega de cuidar, junto dos tratadores, destes seres tão inteligentes. O preço pela experiência é de US$ 139 por pessoa.”

A jornalista viajou a convite da Aeroméxico




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados