Artrite reumatoide

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Thiago Bitar Moraes Barros

Pouco ainda se comenta sobre a AR (Artrite Reumatoide) que atinge 1,5 milhão de pessoas no Brasil. O desafio no combate à doença encontra-se, principalmente, na dificuldade do diagnóstico pois, na maioria das vezes, os sintomas são inespecíficos e confundidos com dores do crescimento, no caso dos jovens de até 16 anos, ou então com sinais do estresse e cansaço em adultos, por conta das frequentes dores nas articulações.

É preciso prestar atenção nas dicas que o corpo dá. A mais comum, nos casos de AR, é a rigidez matinal, uma sensação de ‘travamento’ das articulações que ocorre nas primeiras horas da manhã e que pode perdurar durante o dia. É importante, também, estar atento à dificuldade de movimento e ao inchaço nas juntas das mãos, dos punhos, dos joelhos, dos tornozelos e dos pés. Além desse sintoma, o mal-estar, a diminuição do apetite, a perda de peso e a fadiga também podem ser indícios.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas de articulações e, algumas vezes, os órgãos internos. Por isso, quanto mais cedo for diagnosticada e iniciado o tratamento, melhor é o prognóstico e maiores são as chances de o paciente obter melhor qualidade e expectativa de vida. Apesar de ainda não existir uma cura definitiva, os tratamentos ajudam na remissão dos sintomas, na preservação da capacidade funcional e na inibição da progressão da doença. Já a falta de tratamento pode trazer como consequências a invalidez, a redução da expectativa de vida e até mesmo o óbito. Nesse sentido, é importante procurar um reumatologista assim que aparecerem os primeiros sintomas.

No mundo, a prevalência da artrite reumatoide gira em torno de 1%, não sendo considerada, assim, uma doença rara. E apesar desse número, não se sabe ainda o que leva uma pessoa a desenvolvê-la. Em muitos casos, há a relação genética, em outros há forte associação com o tabagismo. Mas, mesmo com toda essa neblina que paira sobre a AR, não é preciso temê-la, basta estar atento aos sinais do corpo e procurar ajuda especializada caso aconteça a detecção de sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, indicado por um médico reumatologista, são fatores decisivos para a qualidade de vida do paciente.

Dr. Thiago Bitar Moraes Barros é médico reumatologista do Hospital das Clínicas.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados