Na lancheira

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

A hora do recreio é a melhor do dia. É o momento para iniciar na formação de bons hábitos alimentares. Para um lanche equilibrado, é necessário incluir na lancheira um alimento de cada grupo, sem deixar de lado as preferências e aceitações das crianças. A fase pré-escolar e escolar é caracterizada por gasto energético elevado. Uma alimentação rica em ferro, cálcio e vitaminas A, C e D é importante para o desenvolvimento. Vale lembrar que os grupos alimentares incluem: os energéticos (pães diversos, biscoitos, bolos, cereais matinais), de preferência os produtos com fibras; os construtores (leites, queijos, peito de peru, iogurte), com atenção para o leite e seus derivados, pois são fontes de cálcio; os reguladores (frutas e hortaliças), sendo oferecidos in natura ou sucos, e as hortaliças podem acompanhar os sanduíches.

Dicas importantes
> Varie as opções oferecidas na lancheira. Tenha criatividade para que a criança não enjoe da comida.
>Alterne sempre os alimentos salgados e os doces.
> Estimule o filho a participar da montagem da lancheira. Aproveite o momento para explicar sobre a importância de cada alimento.
> Estipule um dia livre na semana para que compre o lanche na escola. Essa medida faz com que a criança comece a ter responsabilidades pela escolha dos alimentos. Depois, pergunte o que ele comprou, sem repreendê-lo. Oriente-o, mostrando alternativas.
> Conheça as opções oferecidas pela cantina. Se achar que os produtos não são adequados, converse com os responsáveis. Pais e escolas devem somar forças para cuidar da saúde nutricional das crianças.
> Não adianta colocar frutas na lancheira se você não costuma comê-las. Mude seus hábitos.
> Aproveite a visita ao supermercado para conhecer mais opções de alimentos saudáveis. Se a criança tem dificuldade para aceitar frutas, tente introduzir a versão desidratada. Elas vêm em pacotinhos que parecem os de salgadinhos e chamam a atenção pela doçura e por serem crocantes.
> Não desista no primeiro ‘não’. O fato de a criança não aceitar o produto um dia não significa que não vai consumi-lo nunca mais. Insista e deixe sempre o alimento disponível, mesmo que volte na lancheira. Quando a criança ceder, não esqueça de elogiá-la.
> Lembre-se que alimentos perecíveis estragam fácil se não estiverem em temperatura adequada, além de serem a porta de entrada para a proliferação de bactérias. Vale a pena investir na lancheira térmica.

LANCHEIRA IDEAL
Opção 1: iogurte + pão de fôrma integral com requeijão + 1 fruta
Opção 2: queijo pasteurizado + biscoito salgado integral + suco de caixinha (opte pelas versões sem adição de açúcar e conservantes)
Opção 3: achocolatado + pão francês com queijo branco + 1 fruta
Opção 4: leite fermentado + bolo simples (sem recheio e sem cobertura) + 1 fruta

* Alessandra Nunes é especializada em Nutrição Clínica e mestre em Cardiologia da Salutem – Nutrição e Bem-Estar.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados