Passaporte para o mundo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone <BR>do Diário do Grande ABC

O passaporte equivale à identidade de uma pessoa. Sem ele, quando está fora do seu país de origem, o cidadão perde a possibilidade de voltar para casa. No caso dos brasileiros, graças a acordos entre o Brasil e os países que fazem parte do Mercosul, é possível ir para a Argentina, Paraguai e Uruguai, países fundadores do bloco econômico, e para Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, que se associaram ao bloco depois, só com a carteira de identidade.
Mas, para circular no resto do planeta, o passaporte é imprescindível. Atualmente, 55 países não exigem visto de entrada para brasileiros, entre eles todos os que fazem parte da União Europeia e ainda África do Sul e Nova Zelândia. Mas alguns dos mais procurados pelos brasileiros, como Austrália, Canadá e os Estados Unidos, exigem não só passaporte como também visto de entrada, que deve ser solicitado nos consulados dos países que se pretende visitar.
Tudo isso exige que, quem sonha com uma viagem, tome atitude prática na vida real: tire o tal do passaporte. Mesmo quem já tem o documento deve ficar atento à sua validade, que é de cinco anos. No Brasil, não existe renovação de passaporte. Quando um vence é preciso solicitar outro à PF (Polícia Federal), órgão responsável pela emissão deste documento.
O primeiro passo é conferir o procedimento de solicitação no site oficial (www.dpf.gov.br/simba/passaporte), que começa com o preenchimento de um formulário on-line e com a emissão da guia de pagamento para sua confecção – hoje custa R$ 156,07. Com o formulário preenchido, é hora de fazer o agendamento para comparecer a um posto de emissão de passaportes da PF. O prazo para encontrar horário na agenda pode variar. Então, é melhor tratar da emissão com antecedência.

Locais
Santo André – Shopping ABC (Avenida Pereira Barreto, 42, tel.: 3437-7222). Mais: www.shoppingabc.com.br.

São Caetano – Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, tel.: 4227-7600). Mais: www.afweb.saocaetanodosul.sp.gov.br. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados