Malfada comemora 50 anos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli <br> Do Diário do Grande ABC

O tempo passou, mas seu rostinho continua o mesmo. Nem parece que hoje ela apaga as velas para comemorar seus 50 anos de história. Criada pelas mãos do cartunista argentino Joaquin Salvador Lavado – conhecido como Quino – e querida de muitos, Mafalda é aquela que sempre tem uma resposta aos adultos e ao mundo para as coisas mais complicadas. É do tipo que nunca se conforma.

Sempre acompanhada pelos colegas Manolito, Felipe, Susanita, Miguelito, Guille e Libertad, a sábia menina ‘de seis anos’ apaixonada pelos Beatles, pela democracia, pelos direitos das crianças e pela paz. Foi criada para ser, acredite se quiser, personagem de uma fábrica de geladeira. Mas a ideia não vingou e ela foi publicada como cartum no jornal argentino Primeira Plana, em plena época de ditadura militar.

A pequenina, que ganhou até estátua num banco de rua em esquina de Buenos Aires – motivo de foto por diversos turistas que por lá passam diariamente – não ultrapassou apenas os limites do tempo, mas os de seu país. No Brasil ela chegou no início da década de 1980, com o lançamento de seus primeiros livros. Grécia, Alemanha, México,China, França, Itália, Portugal e Espanha, entre outros, também adotaram Mafalda com carinho.

O ilustrador do Diário Seri conta que seu primeiro contato com Mafalda foi quando começou a fazer tiras. “É um material rico, referência para se aprender como elaborar uma tira”, diz. “No meio da ditadura militar no Brasil ela começou a ser bastante difundida e essa ‘coisa’ de contestação é a grande força e também a grande fraqueza dela, pois faz com que fique presa a um determinado período, o ditatorial”, explica o artista, que compara a ‘garotinha’ ao personagem Calvin. “Em termos de quadrinhos diários, são as duas melhores tiras do mundo”, elogia.

Também ilustrador do Diário, Fernandes diz que gosta muito do traço do criador de Mafalda. “Ela é uma personagem política, é para adultos. Todo chargista gosta dessa personagem. É uma das poucas que manda a mensagem de denúncia. Ela não se conforma”, diz. Para Fernandes, o que faz de Mafalda famosa até hoje é o fato de as pessoas se identificarem com ela. “O artista tem o poder de expressar aquilo que o público pensa, e foi isso o que fez com a garota”, explica o cartunista, que confessa que gostaria de ter criado essa personagem.

O ilustrador de Belém do Pará J.Bosco conta que a Mafalda, embora seja uma criança, nunca foi infantil. “Ela sempre foi antenada com os problemas do universo, principalmente com as mazelas e as crises sociais e econômicas do seu país”, afirma. Para ele, seu criador, Quino, fez de Mafalda sua maior e mais perigosa porta- voz: “fez dela seu grito de guerra”.

EXPOSIÇÃO
Para comemorar as cinco décadas do surgimento da Mafalda, São Paulo recebe uma mostra para lá de especial. A exposição O Mundo de Mafalda toma conta da Praça das Artes, em dezembro. O visitante poderá ver de perto desenhos originais da personagem, além de vídeos e fotografias.

 

Quem é ela ...

Quem é ela ...

NOME: Mafalda

NASCIMENTO: 29/09/1964.

ORIGEM: Argentina.

GOSTA DE ESCUTAR: The Beatles.

O QUE DEFENDE: A paz, a democracia e os direitos das crianças.

ODEIA COMER: Sopa.

 

DO QUE NÃO GOSTA: James Bond, armas e guerras.

 

Homenagens ...
Para celebrar o cinquentenário da Mafalda, ilustradores do Diário e de outros locais do Brasil, gentilmente prepararam para esta data ilustrações exclusivas a partir de suas visões da personagem.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados