Câmera a pé na estrada

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano <br> Do Diário do Grande ABC

Mais de 1.100 quilômetros separam o Estado de São Paulo do Rio Grande do Sul. Viagem que de avião demora quase uma hora e meia e, de carro, mais de 14 h (sem parar). Imagine então percorrer esse caminho a bordo de um fusca marrom 1974 lotado e com equipamentos de filmagem? Essa é a meta dos alunos da turma 7 da ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) de Santo André. No fim deste ano, os estudantes começarão a produzir o documentário.

Mag é o apelido carinhoso dado para Magnólia, o velho veículo da gaúcha Jamaica Santarém, 28 anos. Ainda que seja apaixonada pela ‘máquina’, resolveu rifá-la para custear os estudos assim que entrou para a classe. Logo na primeira semana, os colegas de Jamaica resolveram ajudá-la e assim surgiu a ideia do filme. “É a primeira vez que fazemos um documentário deste tipo, na estrada, aqui na escola. É muito bom ver uma turma iniciante, que nem se conhecia, em tão pouco tempo vir com um projeto tão grande assim. Isso seria algo para alunos que estão finalizando o curso produzirem e, logo no início, eles tomam essa iniciativa”, elogia a coordenadora da ELCV, Ana Cristina da Silva.

A viagem, que será feita por cinco alunos, terá duas etapas. Na primeira, já com as câmeras ligadas, os estudantes partirão de São Paulo, utilizando ônibus e trens, e irão até as terras gaúchas resgatar a velha Magnólia. Uma vez de posse do veículo, caberá aos futuros cineastas guiar o fusca até a sede da escola.

O projeto está na fase de arrecadação de recursos. A futura produção já entrou no Catarse, ferramenta on-line em que as pessoas podem colaborar voluntariamente com diversos projetos, e também está à procura de patrocinadores. A equipe de produção conta, hoje, com cerca de 40 alunos.

PROJETO CINEFUSCA
A produção do documentário é só uma das atividades propostas pelo grupo. O projeto CineFuscaainda conta com uma caravana de oficinas, um festival e outras ações. “Temos como metas exercitar nosso potencial criativo no cinema e promover esta linguagem na região do Grande ABC”, comenta o idealizador, Agustin Carvalho.

A ideia da Caravana é fazer um percurso entre Porto Alegre e Santo André, em que quatro alunos da escola percorrerão cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo com oficinas de cinema e exibição de filmes.

Festival CineFusca ELCV acontecerá no Parque Chácara Pignatari, na cidade sede da escola. O evento marcará a volta às aulas em março de 2015 e terá diversas iniciativas, como oficinas, corridas, palestras sobre sustentabilidade e mobilidade, além do lançamento de uma ciclovia.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados