Cerveja para que te quero

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli <BR> do Diário do Grande ABC

Já pensou em passar a tarde inteira saboreando, com calma, novos sabores de cerveja? Não estamos falando em embarcar para a Bélgica ou Alemanha. É possível começar o mergulho no mundo cervejeiro durante passeio turístico pertinho de casa, em São Paulo. O Sampa Beer Tour, que chega à sua segunda edição neste ano, leva o visitante para desfrutar de alguns brew pubs (bares que fabricam a cerveja consumida no local). E a equipe do Diário foi conferir de perto esse roteiro.
Para participar, é necessário desembolsar R$ 180 (por pessoa), mas o investimento vale a pena. Cada grupo tem, no máximo, 13 pessoas, com partida por volta de 12h30 e retorno às 17h30. O passeio acontece todos os sábados (até 15 de novembro). Quantas cervejas você vai provar? Ao menos 17 rótulos.
Para começar, deixe o carro em casa, pois a visita aos bares é feita em uma van especial, e tanto o embarque quanto desembarque são realizados em estações de Metrô. Quem comanda a viagem é o beer sommelier Leandro Viu, que não poupa explicações a respeito de produção, harmonização e todo o processo pelo qual passa a bebida.

PONTO A PONTO
A primeira parada do passeio é o bar Karavelle (o cantor Seu Jorge é um dos donos). Lá, o visitante recebe ‘régua’ com cinco tipos de cerveja: pilsen, keller (que não é filtrada), weiss, red ale e ipa. A dica é começar a tomar da mais clara para a mais escura, que costuma ter sabor forte e gosto ‘torrado’. Para acompanhar, bolinhos de tapioca com queijo coalho, coxinha de ossobuco e pastel de carne com gorgonzola. Os petiscos estão inclusos no pacote. E ainda teve espaço para o bônus: a indicação do mestre cervejeiro da casa, feita com trigo belga, pimenta rosa, semente de coentro e casca de laranja. Imperdível.
De lá, o comboio parte para a aconchegante e francesa Les 3 Brasseurs para degustar quatro cervejas: Blonde, Blanche, Ambrée e a amarga Itaim. Para saborear bem e ver a delicadeza das notas de cada bebida, a dica de Leandro Viu é “beber devagar e deixar o líquido na língua por alguns segundos”. Para harmonizar, a casa oferece pastelzinho de carne, polenta frita e bolinhos de carne e bacalhau.
A Cervejaria Nacional também está no roteiro. No local, todas as cervejas têm alguma relação com o folclore brasileiro. Prepare-se para provar a Mula, Kurupira e a Sa’si (uma melhor do que a outra), enquanto come porção de polenta com queijo parmesão ralado.
A última parada é o Brew Dog. Duas cervejas são servidas lá: a Fake Lager e uma pilsen escocesa. Essa é a única casa em que as cervejas degustadas são preparadas em outro local. Salame e queijo artesanais, além de bolachas, acompanham as bebidas.
E não se preocupe em ficar ‘meio alto’ com tanta cerveja. Todo o processo é demorado e muito bem apreciado. E no fim das contas, é só ir embora de Metrô. Mais informações e agendamentos podem ser feitos pelo e-mail sampa@sampabeertour.com.br ou pelo Facebook (sampabeertour).

COMPRAS E EXPLICAÇÕES FAZEM PARTE DO PASSEIO

Além de ter a chance de degustar diversos tipos de cerveja, o passeio permite que o visitante tenha contato com ingredientes usados nas receitas cervejeiras, como lúpulo e maltes. Além disso, é possível ver de perto processos de fabricação da bebida. No Karavelle, logo na entrada, o grupo esbarra em belos e brilhantes tanques de inox usados para a fabricação da cerveja da casa. No Les 3 Brasseurs, o local de fabricação também pode ser avistado, neste caso, de longe.
O melhor mesmo fica por conta da Cervejaria Nacional. Lá, além de ter explicação a respeito das ferramentas usadas e da preparação para cada bebida, o visitante tem contato de perto com o processo. Os tanques produzem cerca de 10 mil litros ao mês. De acordo com o gerente Thiago Lopes de Oliveira, a ideia da cervejaria é ser o mais artesanal possível. “Prezamos pela qualidade e pelo sabor”, explica.

COMPRAS
Quem quiser ainda pode comprar pacotes com duas ou três cervejas e também com as garrafas acompanhadas por taças. O preço, em média, é de R$ 60 por pacote. O único local que não vende para viagem é o Les 3 Brasseurs. Na Brew Dog uma bela loja chama a atenção com infinidade de rótulos, onde é possível comprar peças individuais. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados