Inverno: como manter tudo no lugar mesmo com o clima seco

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

É só chegar o inverno que tudo desanda. O cabelo, a pele, os lábios, as unhas, tudo sofre com o clima seco da estação. Por isso, é importante tomar alguns cuidados específicos  para não sofrer demais com os efeitos colaterais dos dias frios.
 
Investir em hidratação, acertar a temperatura da água na hora do banho e usar os cosméticos certos faz toda diferença. 
 
Alguns componentes tem a capacidade de reter moléculas de água na camada mais profunda da pele. Nessa época do ano vale a pena investir em produtos para a pele que contenham ureia a 10%, PCA-Na, manteiga de karité e óleo de amêndoas.
 
Nos dias muito gelados os banhos com água muito quente são o melhor remédio para esquentar o corpo, mas essa ação é capaz de piorar e muito a condição da pele e dos cabelos, uma vez que retira toda a camada de gordura responsável por manter a hidratação. Por isso, vale a pena fazer um sacrifício e tomar um banho morno.
 
Além desses cuidados externos, uma boa alimentação também faz toda a diferença. Algumas vitaminas e minerais neutralizam os radicais livres, tratando a pele e prevenindo o ressecamento.  Inclua no cardápio frutas vermelhas como morango e framboesa, mexirica, laranja, limão brócolis, repolho e cenoura. Para potencializar o efeito, beba também pelo menos dois litros de água por dia.
 
Mãos e pés também sofrem bastante com o inverno, mas é possível mantê-los bem hidratados durante a estação. Para potencializar a hidratação, lambuze ambos com hidratante e envolva com plástico. Deixe agir por uma  hora. Repita o processo duas vezes por semana para garantir uma pele mais macia. 
 
Os lábios talvez seja a parte do corpo da grande maioria que mais sofra com o clima seco. A  pele fina racha com muita facilidade e para que isso não aconteça aplique de duas em duas horas um protetor, cera ou creme próprio para eles. Mas preste atenção na fórmula do produto e invista nos que contem cera de abelha ou carnaúba, vitamina E, vaselina, manteiga de karité, aloe vera e óleo mineral. Esse ingredientes são altamente hidratantes e criam uma barreira protetora.
 
Secas por natureza, as unhas também desidratam com muita facilidade quando a temperatura despenca. Além disso, o contato com a água, quente ou fira, o manuseio de produtos de limpeza e o uso da acetona pioram o quadro. A solução é investir em hidratantes ou ceras próprias para unhas e cutículas.  



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados