Simplesmente Gil

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone <BR>do Diário do Grande ABC

Festival de música é sempre emocionante. Além de perceber a expectativa de artistas novos e sentir no corpo e coração a força de canções jamais ouvidas, há a polêmica: dá para colocar peças artísticas para competir como atletas que têm desempenho medido? Teorias à parte, há o indiscutível fato de que os festivais são eficientes para trazer talentos à tona.
Por isso, quando amanhã os vencedores do Samsung E-Festival subirem ao palco do Auditório Ibirapuera para tocar em show gratuito com nomes consagrados da música brasileira, como Gilberto Gil, o público poderá conferir o que os levou a serem os melhores.
Entre mais de 600 candidatos, comissão julgadora definiu quatro finalistas em duas categorias: instrumental e canção. O vencedor foi determinado por votação popular pela internet, a partir de plataforma digital de última geração. Além de fazerem turnê por importantes capitais brasileiras, sempre em companhia de grandes nomes, os escolhidos levaram prêmio em dinheiro – R$ 30 mil para o primeiro colocado – e o aconselhamento de um especialista em gerenciamento de carreira, além de divulgação nacional.
A guitarrista paulista Lari Basilio, vencedora na categoria instrumental será a primeira a se apresentar, às 11h. Ela tocará a música com a qual venceu. Depois, deixa o palco para o bandolinista e compositor carioca Hamilton de Holanda, que traz sua orquesta e apresenta Baile do Almeidinha, sequência de músicas de gafieira instrumentais com repertório que inclui composições de Cartola, Chico Buarque, Dominguinhos, Gonzaguinha e Tom Jobim. No final, Lari Basilio volta para o encerramento.
A segunda bateria de boa música começa às 18h, com os gaúchos do General BoniMores, que venceu os outros três finalistas na votação popular. Juntos desde 2010, os ‘generais’ fazem som que é resultado de suas influências, que vão de MPB a rock clássico, passando pelo folk, gospel e soul.
Depois dos jovens talentos, será a vez de Gilberto Gil encerrar a celebração com show que traz canções de grande sucesso do seu vasto repertório, como A Novidade, Drão, Refazenda, Andar com Fé, Vamos Fugir. O show do ex-ministro para coroar o festival tem importante valor simbólico, já que Gil foi consagrado nacionalmente ao conquistar o segundo lugar no terceiro Festival de MPB da Record, em 1967, com Domingo no Parque. O primeiro lugar ficou com Ponteio, de Edu Lobo e Capinam. Vale notar que o terceiro lugar foi de Roda Viva, de Chico Buarque, e o quarto, de Alegria, Alegria (Caetano Veloso). Tanta genialidade junta reforça a ideia de que os festivais são a melhor vitrine.

Samsung E-Festival – Show. Amanhã, às 11h (Hamilton de Holanda) e às 18h (Gilberto Gil). No Auditório do Parque Ibirapuera, Portão 2, São Paulo. Grátis.  




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados