Atenção com a vacinação

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andrea Ciaffone

Atenção com a vacinação

Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
 

Maior e vacinado. Essa expressão popular costuma significar que a pessoa já é independente e não corre mais riscos de ser contaminado por doenças. Como figura de linguagem, funciona mas, na vida real, causou aborrecimentos e talvez já tenha custado algumas vidas – especialmente a de viajantes desavisados.

Aliás, em tempos de aeroportos lotados e check-in automático, pouco se ouve falar da carteira de vacinação, documento fundamental para circular pelo mundo. Confeccionado em papel-cartão amarelo, o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia) é obrigatório para ingressar em territórios em que a febre amarela é considerada endêmica.

Fazem parte da lista quase toda a América do Sul – sim, para ir para a Argentina é preciso tomar a vacina –, África e alguns lugares da Ásia. O Uruguai e Bolívia, por exemplo, são bem exigentes em relação à apresentação da CIVP. No Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins também exigem a imunização.

Por isso, para evitar problemas o recomendado é ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem, sempre carregar o certificado junto do passaporte e lembrar de receber nova dose a cada 10 anos. A vacina de febre amarela pode ser tomada em postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) gratuitamente. Depois, é necessário levar o comprovante nos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – há postos nos aeroportos – para conseguir a CIVP.

OUTRAS DOENÇAS
Para quem viaja para os Estados Unidos e Europa, é importante reforçar a tríplice viral – contra sarampo, rubéola e caxumba –, pelo menos 15 dias antes da partida. A orientação é da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). Em 2013, foram registrados mais de 31 mil casos de sarampo na Europa, de acordo com a OMS. Como há grande circulação de europeus nos Estados Unidos é recomendável se prevenir. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Saúde (0800-61-1997), consulado do país que vai visitar ou no site portal.anvisa.gov.br.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados