Itinerário alternativo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Itinerário alternativo
 

Conhecer construções históricas como o Coliseu, em Roma (Itália), ver de perto a Torre Eiffel e caminhar às margens do Rio Sena, ambas em Paris (França), conhecer as praias australianas ou realizar uma viagem repleta de aventuras como um mochilão pela América do Sul e desbravar terras como Chile, Peru e Bolívia são boas pedidas.

Mas já parou para pensar em agregar ao seu destino, seja lá qual for, lugares que se tornaram referência na história da música? Se ainda não, quem sabe essa é a hora.

Na Inglaterra, por exemplo, é possível unir alguns dias em Londres e Liverpool para passear por pontos que marcaram a trajetória dos Beatles. A famosa foto que ilustra a capa do disco Abbey Road (1969) foi tirada na rua de mesmo nome, no momento em que o quarteto formado por Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison atravessa a rua na faixa de pedestres.

O local se tornou ponto turístico aos fãs da banda e curiosos de plantão. Por meio de câmera on-line, é possível assistir ao vivo pessoas fazendo a mesma pose (ww.abeyroad. com/crossing). Para chegar lá, é necessário pegar o Metrô da capital inglesa e descer na Estação St. John''s Wood. Ainda para quem gosta de Beatles, Liverpool, sua cidade natal, é bom destino.

Foi lá, na pequena casa de shows The Cavern Club (www.cavernclub. org) na qual fizeram suas primeiras apresentações - foram cerca de 300 shows no palco do estabelecimento. O local fica na Mathew Street e abre sete noites por semana.

Pode parecer meio mórbido, mas o cemitério Père-Lachaise, em Paris, também é destino para turistas. É lá que está sepultado o cantor e compositor norte-americano Jim Morrison (1943-1971), voz da banda The Doors. Outro nome que descansa no ponto turístico é Edith Piaf (1915-1963) , diva da música francesa.

Já os fãs de Elvis Presley podem conhecer Graceland (www.graceland.com), a mansão onde viveu o Rei do Rock, em Memphis, nos Estados Unidos. Objetos pessoais, como roupas e carros, estão entre as atrações. Os ingressos por pessoa para a visita custam entre de R$ 35 a R$ 165.

Para quem é apreciador da música clássica, a dica é Viena, capital da Áustria. O compositor Wolfgang Amadeus Mozart viveu na cidade, de 1784 a 1787, em uma residência na região da catedral de São Estevão. O local hoje abriga um museu (ww.mozarthausviena.at) dedicado a seu morador mais ilustre. É possível ver os aposentos do apartamento e ter uma ideia de como era a vida do músico na época.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados