Acupuntura e estética

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Sley Tanigawa

A acupuntura estética é utilizada no Brasil desde o fim da década de 1970, quando os primeiros médicos começaram a estudá-la e a aplicá-la. Desde então, a técnica vem sendo aprimorada. As principais indicações são para combater as rugas, flacidez, acnes, manchas, celulites, gorduras localizadas, estrias, pele oleosa ou seca, queda de cabelo e ajudar no emagre-cimento. Em geral, a acupuntura estética é indicada quando não há grande excesso de pele ou de gordura nem rugas muito profundas.

scx.hu

A acupuntura atua no tratamento estético promovendo a saúde do paciente por meio de seu equilíbrio energético. Não trata apenas a celulite, mas o que causa a celulite. Não apenas ameniza a ruga, mas o que contribui para a existência dela. Durante a consulta, o médico acupunturista questiona quais são os problemas de saúde e emocionais que o paciente tem desde o nascimento, características de sono, intestinais, alimentares, menstruais, entre outros. A partir daí, faz o diagnóstico da medicina ocidental e da medicina tradicional chinesa e propõe o tratamento. Essa é a parte mais importante do processo, pois é a que ataca a causa do problema, tornando os resultados duradouros.

Quem procura a técnica são predominantemente as mulheres, mas alguns homens também demonstram interesse. Geralmente são pessoas que querem se cuidar, desejam resultados, mas com tratamentos mais naturais, sem muita intervenção química ou que as afastem das atividades diárias. Por esse motivo, vem aumentando o número de gestantes ou mães que estejam amamentando.

Muitas pessoas fazem acupuntura para auxiliar no emagrecimento, para controlar a ansiedade, a compulsão alimentar e a retenção de líquidos. A eletroacupuntura pode agir diretamente sobre a gordura localizada dos músculos abdominais e membros inferiores com bons resultados. Algo que ainda não é muito divulgado, mas que tem ótimos resultados, é o tratamento da celulite e do fortalecimento de músculos das coxas e glúteos. Muitos derrières famosos têm na eletroacupuntura um grande aliado.

De qualquer maneira, sempre é recomendado orientar os pacientes em relação ao tipo de alimento a ser consumido, como devem ser preparados, quais produtos podem usar no rosto ou corpo e qual atividade física é a mais indicada. As orientações devem ser individualizadas, afinal o que é bom para um pode ser péssimo para o outro.

* Dra. Sley Tanigawa Guimarães é médica acupunturista, integrante do CMAESP (Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo) e fundadora do Ambulatório de Acupuntura Aplicada à Estética da Associação Médica Brasileira de Acupuntura




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados