Muita arte em 30 anos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano <BR> Especial para o Diário do Grande ABC

esumir 30 anos de história de arte em painéis não é tarefa simples. Mas o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Prefeitura de Santo André, cumpriu a missão ao organizar a exposição Momentos da Arte Contemporânea no Brasil, aberta ao público. A mostra pode ser vista no Salão de Exposições do Paço Municipal, de terça a sábado, das 12h às 17h e das 18h às 21h, até o dia 28. A entrada é gratuita.
A ideia da exposição é relatar os principais fatos que mudaram o mundo da arte brasileira entre 1940 e 1970. Com painéis coloridos – cada tom para uma década diferente – , os acontecimentos mais importantes ganham fotos, textos e explicações. Um dos exemplos é o terceiro festival de música popular, de 1967. O momento foi traduzido com uma foto de Gilberto Gil e resumo do que significou o importante espetáculo. A apresentação reuniu o cantor e outros grandes nomes do cancioneiro brasileiro, como Chico Buarque, Elis Regina e Caetano Veloso. “Marcou época por causa do uso de guitarras elétricas e pelo protagonismo do público”, diz o texto.
Outro destaque da mostra é o resgate do que foi o começo dos anos 1950. Foi naquela época que surgiu a bossa nova, a cidade de Brasília foi construída e o cinema novo ganhava espaço no cenário. “Foi quando o Brasil entrou no mapa cultural internacional, tanto na música quanto no cinema e na arquitetura”, comenta o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, Paulo Miyada.
“A parceria com o Instituto Tomie Ohtake nos traz muita credibilidade e nos proporciona, por meio de mostras como essa, a possibilidade de educar os nossos artistas e professores”, elogia o secretário de Cultura de Santo André, Raimundo Salles.

Momentos da Arte Contemporânea no Brasil – Exposição. De terça a sábado, das 12h às 17h, e das 18h às 21h, até dia 28. No Paço Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0685) . Grátis. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados