Amigos unidos pelo rock

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gustavo Cipriano <br> Do Diário do Grande ABC

 “É natural que a gente carregue algumas características dos nossos trabalhos anteriores. Mas, ao mesmo tempo, quando muda o elenco, muda o julgamento”. Essas são algumas das palavras usadas por Marcelo Camelo, durante entrevista ao Diário, para definir o seu novo projeto Banda do Mar, grupo em que toca e canta ao lado de Mallu Magalhães e Fred Ferreira. O primeiro disco do trio (Sony Music, R$ 25 em média), de título homônimo, já está nas lojas.

O mais recente trabalho dos artistas teve início quando o casal (Mallu e Marcelo) conheceu Fred em uma de suas viagens a Portugal. O músico português conheceu o som dos brasileiros por indicação do radialista Henrique Amaro, também lusitano. A afinidade bateu desde o início. “Ele virou nosso amigo e referência logo no primeiro momento. Hoje sou até padrinho da filha dele”, diz.

Segundo o cantor, o primeiro álbum feito pelos três busca um pouco mais do rock. Apesar da influência dos seus tempos de carreira solo, Camelo comenta que ele e Mallu não quiseram utilizar instrumentos usados anteriormente. “Tentamos evitar rabeca e clarinete para focar na guitarra. Nos baseamos em algo que o Fred disse: ‘a próxima nota de qualquer canção dos Beatles é exatamente o que se quer ouvir’. Achamos interessante.”

O marco do novo projeto é a relação que o trio estabeleceu. A amizade entre os músicos faz com que comentários sejam ditos sem o menor problema. “Cada integrante do grupo compôs o que canta no disco, basicamente, com todos falando de todos, em um dinamismo muito forte. Ficamos felizes com o êxito do outro, sem mesquinharia”.
Todas as faixas de Banda do Mar foram compostas pelo conjunto. Canções como Hey Nana e Seja Como For falam de diferentes assuntos. “Nossa inspiração para escrever é bem difusa e menos específica. É uma mistura de entidades que representam um nome.”

Algumas faixas do disco abordam o amor em suas diversas formas. Cidade Nova, que abre o CD, trata da relação de duas pessoas e do local onde vivem, como no trecho ‘Luzes da cidade nova. Desde quando tudo em volta importa?/Acho normal de imaginar nós dois, cor de cinza e festa, na cidade que não presta; tudo estranho e lindo amor’. Com o trabalho novo já lançado, Camelo, Mallu e Fred vão começar a cair na estrada. A primeira parada do trio acontece no dia 10 de outubro, às 21h, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados