Para o conforto do lar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Lavabo tem a bancada com 10 mil cristais Swarovski Foto: Andrea Iseki

Achar que fazer mudanças em casa pode ser oneroso é um erro que muitos cometem. Basta usar a criatividade para implementar ideias que, se bem planejadas, podem sair de graça. E para ter inspirações, nada melhor do que passar um dia no Polo Design Show, maior mostra de decoração do Grande ABC, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo. Aberto ao público até dia 14, o evento, que está na quarta edição, tem 45 ambientes assinados por arquitetos e designers, que dão sugestões preciosas. Entre as novidades, estão bancada de lavabo com cristais Swarovski, teto com garrafas, tecido de pet e cobogó – bloco vazado – para comportar vinho. Confira os destaques:

TETO DIFERENCIADO
O teto criado pelo arquiteto Milton Dantas Junior para banheiro de menina é o que mais chama atenção no ambiente: é repleto de garrafas de vidro presas com arame em uma estrutura de ferro. O profissional, que se baseou no perfil de uma garota de 13 anos para criar, mesclou praticidade e glamour na decoração. Para dar sensação de aconchego, o piso vinílico imita madeira e a parede é revestida de cerâmica.

COMO UMA ONDA
Futurista seria a palavra certa para definir a suíte master desenhada pelos arquitetos Renata Bertoni e Júnior Prestes. Com um design, cujas linhas retas e curvas se misturam, o quarto é diferenciado, com revestimento vinílico. A lareira, em formato de pera, também foi criada pelos profissionais com material termo-moldável.

TRIÂNGULOS
A varanda gourmet, da arquiteta Eliana Souza, tem três ambientes integrados: sala de jantar, ilha para o chef e área de estar. O destaque do espaço está para a estante de madeira desenhada pela arquiteta, com partes metalizadas e nichos coloridos. Em cima da bancada, o painel da Vidro & Cia serve para projeção de TV dos dois lados. A parede da sala é enfeitada com imãs em formato de folhas que vieram da Holanda.

SIMETRIA
A inspiração na cultura árabe rendeu para a arquiteta Alessandra Luz o hall de entrada. O espaço, com mosaicos de pastilhas, uso de espelhos e predominância da cor dourada, tem um pórtico recortado em referência aos muxarabis árabes. O teto leva papel de parede e o piso é de mármore.

ORIENTAL
As garotas de descendência oriental certamente adorariam o dormitório da menina adolescente criado pela arquiteta Margareth Zilo de Rosa. Ela pensou em uma garota entre 13 e 17 anos, ativa, esportista para desenhar o cômodo. Nas paredes, há revestimento 3D que lembra um origami japonês e, para receber as amigas, um tablado que abriga futons e pode ser usado como cama extra.

GLAMOUR
A designer de interiores Graziela Garavati escolheu as cores que marcaram o último desfile da Chanel, em Paris, para o lavabo que criou: dourado, branco e tiffany blue. Inspirada também no tom da turmalina paraíba, pintou as paredes. Desenhou a bancada com 10 mil cristais Swarovski e usou um aparador do século 15 para completar a decoração.

Berço pode ser transformado, no futuro, em uma cabaninha para menina brincar. Foto: Andrea Iseki

BERÇO DE OURO
O designer de interiores Moreno fez, em um espaço de 18 m2, o dormitório da bebê. Segundo o profissional, a ideia era que o local tivesse o mínimo de móveis possível para que pudesse facilmente ser adaptado para a criança até a idade adulta. O berço, por exemplo, do dinamarquês Stig Leander, também servirá, no futuro, para ser uma cabaninha para a menina brincar.

CHIQUE
O living da casa, criado por Sandra Sanches, com pé-direito duplo, mescla o clássico com moderno. O cinza predomina nas paredes e, para o estofado, ela escolheu o preto. As cômodas, que dão o ar de feminilidade ao ambiente, foram laqueadas em pink.

CINEMA EM CASA
O projeto de automoção criada pela arquiteta Sandra Araujo para o home theater dá a sensação de ter um cinema em casa. Além de controlar áudio e vídeo, também oferece a possibilidade de vários cenários de luz. Para arrematar, atrás da tela de vidro, há um jardim vertical. Para aquecer o ambiente foi colocada uma lareira e, para o descanso, chaises-longues que acomodam até quatro pessoas com conforto.

PARA RELAXAR
A adega, de Stela Maris Sartori e Gabriela Sartori, mostra que pequenos espaços podem ser bem aproveitados. No ambiente, elas usaram madeiras de demolição, uma pequena biblioteca para abrigar livros dos apaixonados por vinho e, para colocar algumas garrafas, o vintage cobogó, usado antigamente para garantir luminosidade e ventilação para as casas.

APAIXONADOS POR SKATE
Qualquer garoto que goste de skate já sonhou em ter uma pista particular. O arquiteto Marcos Contrera realizou este sonho na Academia que fez para a mostra. Ela foi pensada, no caso, para um casal jovem e despojado. Para descansar ou reunir os amigos, o sofá clássico dos anos 1940 ganhou um desenho exclusivo e as cadeiras presas ao teto podem ser utilizadas como balanço.

DESENHO
O painel central do living do apartamento, de Mariana G. Mattos e Fernanda G. Mattos, tem a estrutura de madeira cortada à mão e é preenchido por papel japonês, o que dá um aspecto de vitral. Tem sistema de automoção, que permite o uso de vários cenários de luz. Os móveis têm traços europeus, o que dá o toque moderno ao ambiente.

SUSTENTABILIDADE
A cozinha gourmet da arquiteta Maximira Durigan tem proposta sustentável e, por isso, os tecidos dos pufes e tapete são 100% recicláveis (material feito com garrafa pet). Os móveis são das cores ouro e champagne e têm material que não gruda sujeira. A profissional também usou fotos do acervo pessoal na parede, banco Macaron e a estante Zig Zag, assinados pelo estúdio espanhol AWA.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados