Nostalgia ilustrada

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares


Uma das épocas mais populares do cinema foi a década de 1980. Entre a diversão de obras de ação,aventura,comédia e outros tantos gêneros, o período marcou gerações com histórias que ainda rendem lembranças com carinho do público e repetidas sessões na televisão. É revivendo essa nostalgia que a Galeria Ornitorrinco, em São Paulo, coloca em cartaz a exposição Cine 80 – Clássicos Ilustrados. Com visitação gratuita de todo o público, a mostra segue até dia 13.

Como o nome sugere, o projeto reúne desenhos feitos a partir de sucessos adolescentes do icônico diretor John Hughes, tramas de terror trash do cineasta John Carpenter e tantas outras produções lançadas originalmente há cerca de 30 anos. “Brincamos com uma era na qual as ideias no cinema pareciam muito prolíferas. Muita coisa legal surgiu ali, tanto histórias quanto personagens. Foi uma década interessante na qual grande parte dos artistas participantes
estiveram presentes”, diz o curador Caio Majado, responsável por versão em traços dos protagonistas de Clube dos Cinco (1985).

A exposição é resultado de parceria entre o espaço cultural e a Quanta Academia de Artes. Um total de 40 desenhistas, com uma obra assinada por cada, foi convocado para montar o acervo. Parte do grupo já esteve junto em homenagens a desenhos animados antigos e ao personagem Hellboy. Desta vez, as atenções estão voltadas para cenas de Mad Max (por Alexandre Shibao), Predador (Felipe Massafera), A Mosca (Gil Tokio), Curtindo a Vida Adoidado (Diego Munhoz), Akira (Rodrigo Whip), Uma Cilada para Roger Rabbit (Andre Bdois), Rocky IV (Rod Reis), Mulher Nota 1000 (Ronaldo Barata) e Os Goonies (Pri Wi). Todos os trabalhos são originais e estão à venda.

Segundo Majado, “temos um material bem variado, com muitas técnicas. É difícil ver duas pessoas que resolvem utilizar os mesmos estilos. Essa mescla de visões acaba chamando a atenção do público”, diz.

TOQUE ANDREENSE

O Grande ABC é representado na Cine 80 – Clássicos Ilustrados por três artistas de Santo André. Bruno Del Rey queria desenhar A História Sem Fim (1984), mas o longa-metragem já havia sido escolhido. Seus traços acabaram viajando pela fantasia Labirinto – A Magia do Tempo (1986). “Pensei mais na homenagem, criando uma composição que honrasse as qualidades visuais do filme. Queria criar algo que tivesse a cara da obra e não fazer uma cópia do pôster. A interpretação deixa as coisas mais divertidas”, explica.

Os irmãos Magno e Marcelo Costa também foram convidados para fazerem parte do projeto temático. O primeiro não fugiu do tom soturno para brincar com o terror O Enigma de Outro Mundo (1982) com uma bizarra criatura. Já o outro gêmeo abusou das cores – principalmente do amarelo – para recordar o estilo rebelde do ator Kevin Bacon no dançante Footloose – Ritmo Louco (1984).

O espaço dado para as ilustrações em galerias de arte é um dos pontos festejados. Para Del Rey, “esse intercâmcio é interessante pois leva a repensar o trabalho e amplia o horizonte para todos. Estamos tomando um lugar sempre deveríamos ocupar”. “Acho que voltamos a entrar nesse meio com força. O próprio mercado meio que sempre andou separado. Tudo é obra de arte, seja um desenho ou uma pintura”, afirma Caio Majado.

Cine 80 – Clássicos IlustradosExposição. Na Galeria Ornitorrinco – Avenida Pompéia, 520, São Paulo. Tel.: 2338-1156. Segunda a sábado, das 10h às 19h. Grátis. Até dia 13.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados