Belle em movimentos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz <br> Do Diário do Grande ABC

Ao ler um livro, cada leitor imagina como seria o rosto, o corpo, o cheiro, o jeito de falar e agir de cada personagem. Poucos têm a chance de trazer isso para a realidade. Inspirada em Belle de Jour, do franco-argentino Joseph Kessel, a coreógrafa Deborah Colker criou seu próprio espetáculo. Belle – que conta com a direção artística de João Elias – entra em cartaz na sexta-feira e segue até dia 7, em São Paulo. O espetáculo faz parte da 11ª Temporada de Dança do Teatro Alfa.

Com começo, meio e fim, a releitura da obra de 1928 conta a história de Séverine, mulher de um profissional bem-sucedido que não consegue se realizar sexualmente no casamento. Ela decide, então, visitar um bordel e, assim, nasce Belle, prostituta que dá mais valor às experiências com diferentes homens do que propriamente ao dinheiro que ganha por isso. A trama ficou famosa após adaptação de Luis Buñuel ao cinema, em 1967, com Catherine Deneuve como a dona de casa frustrada.

Carregadas de sensualidade, as coreografias passeiam pelos conflitos internos da personagem, que tem duas bailarinas no papel. O primeiro ato acompanha a insatisfação de Séverine até a chegada ao bordel. O segundo acontece no ambiente do seu novo trabalho, com mulheres trocando as sapatilhas por sapatos de salto. O cenário é de Gringo Cardia e os figurinos do concorrido estilista Samuel Cirnansck. Na trilha sonora tem Miles Davis, Velvet Underground e sons eletrônicos.

A ideia de transportar Belle para os palcos surgiu em 2011, quando Deborah estreava seu primeiro espetáculo baseado em livro: Tatyana. A protagonista saiu das páginas de Evguêni Oniéguin, do russo Alexansdr Púchkin.

Belle – Dança. De 29 a 31, sexta (21h30), sábado (20h) e domingo (18h). De 2 a 7, terça a quinta (21h), sexta (21h30), sábado (17h e 20h), e domingo (18h). Teatro Alfa – R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – São Paulo. Ingr.: R$ 50 a R$ 130.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados