Éden particular

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Destinos que atraem os apaixonados por vinho tendem a ter visuais deslumbrantes. E Alentejo, em Portugal, eleita neste ano a melhor região vinícola do mundo para visitar, não foge à regra. Além de oferecer destilado de extrema qualidade, o local também é dono das mais belas praias da Europa, segundo o site 10Best.com e o jornal britânico The Guardian. Como se vê, motivos não faltam para aterrissar em Portugal.

A eleição vinícola foi feita pelo jornal USA Today, um dos maiores veículos dos Estados Unidos. Alentejo era o único representante de Portugal e ultrapassou os votos de renomadas regiões vinhateiras turísticas, como Champagne, na França, Mendoza, na Argentina, ou a Toscana, na Itália.

O Alentejo é a região líder no mercado português de vinhos, que reúne 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21.970 hectares. A região é mais conhecida por seus vinhos tintos resistentes feitos de uma combinação de castas indígenas. Agora, variedades como Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot também estão sendo produzidas lá.

NÃO PERCA

Não se limite a visitar as vinícolas quando for a Alentejo. Évora, por exemplo, tem diversos monumentos que remetem a diferentes tempos da história, como os edifícios e arcadas da Praça do Giraldo, que lembram os 450 anos de domínio mouro. A cidade – que está a pouco mais de uma hora de Lisboa – foi tombada como patrimônio histórico.

Já Elvas abriga as famosas muralhas seiscentistas, o Aqueduto da Amoreira, os fortes da Graça e de Santa Luzia, os fortins de São Domingos ou da Piedade, São Pedro e São Mamede e todo o centro histórico, com as cercas medievais e os edifícios militares da antiga cidade.

E para aqueles que querem curtir um dia de paraíso, não podem deixar de visitar a Praia da Comporta, que fica na freguesia do Carvalhal, em Grândola, e se mantém preservada.  Confira a seguir a entrevista com o presidente da Agência Regional de Promoção Turística de Alentejo, Vitor Fernandez da Silva:

DGABC - Além de ser a melhor região vinícola do mundo e ter praias belíssimas, quais são os outros atrativos de Alentejo?
VITOR - Uma retificação. O Alentejo foi eleito pelos leitores do USA Today como a Melhor Região Vinícola do Mundo a Visitar. Esta distinção tem em conta não só a qualidade do vinho que aqui é produzido mas todo o contexto histórico, natural e de infraestrutura turística. O Alentejo é, em si, um produto gourmet. Quem nos visita sente que não está num destino massificado. Este pormenor faz toda a diferença para os turistas exigentes e de bom gosto. Há muitos "Alentejos", não nos podemos esquecer que esta é a maior região do País, compreendendo um terço do território de Portugal. As páginas todas do Diário do Grande ABC não chegariam para enumerar e descrever os atrativos do Alentejo!
Julgo que as palavras-chave quando chega a hora de descrever o Alentejo são: Autenticidade e Diversidade. Autenticidade porque não há região mais autêntica em Portugal que o Alentejo e isso começa nos seus habitantes - que se dizem orgulhosamente alentejanos. Isto nos leva à Diversidade. Na realidade, a região tem de tudo e para todos os gostos. Temos uma costa rica em praias e um interior com planície, montanhas, terrenos agrícolas, cidades históricas, quintas e herdades vinícolas, fantásticos restaurantes. O Alentejo é Portugal concentrado à escala de um terço.
Quem nos visita destaca a arquitetura que é bastante distinta ou o património histórico - desde ruínas romanas de grande relevo a castelos mouros ou fortificações, que remetem à vizinhança nem sempre pacífica com os nossos vizinhos espanhóis. Depois, e talvez em primeiro lugar, a nossa gastronomia. É impossível comer mal no Alentejo. Nós afirmamos que somos a alma gastronómica de Portugal, isto porque tudo aqui é genuíno, é natural. Aliás, costumamos dizer que um alentejano aceita que se diga mal de tudo - menos da sua comida.
Também o Turismo de Natureza é um dos nossos maiores atrativos, com a observação de aves sendo das actividades mais procuradas pelos turistas internacionais que nos visitam.
E finalmente, destaco o turismo de ação e aventura. Existem centenas de quilómetros de percursos assinalados para caminhantes, muitos deles com cenários paradisíacos; outros tantos para quem gosta de andar de bicicleta; há os esportes náuticos na orla costeira, como o kitesurf, o surf, o esqui e muito mais!

DGABC - Qual a comida típica do local e melhor época do ano para visitá-la?
VITOR - No site VisitAlentejo.com (http://VisitAlentejo.com), você pode encontrar a nossa Carta Gastronômica (http://www.visitalentejo.pt/pt/imprensa-media/carta-gastronomica-do-alentejo/), que explica a história da gastronomia alentejana e tem até receitas ótimas para experimentar em casa. As migas, os ensopados, açordas, a carne de porco, os embutidos e os doces são nossas especialidades.
Todas as épocas são boas para visitar o Alentejo. Durante o inverno, é possível apreciar mais ainda os ensopados e as açordas alentejanas, pratos perfeitos para os dias de frio. Já no verão a pedida é aproveitar nossas lindas praias e ver os campos de trigo ondulando ao vendo, em passeios que convidam à tranquilidade.

DGABC - O que o governo de Alentejo tem feito para fomentar ainda mais o turismo local?
VITOR - O Alentejo não tem governo, uma vez que ao contrário do que sucede no Brasil, Portugal não está organizado por Estados. Ainda assim, e há dez anos, existe uma entidade - a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - que se ocupa da promoção internacional do destino. Quando começámos, quase 80% dos turistas que recebíamos eram nacionais. Atualmente, essa realidade é bem diferente e os visitantes internacionais representam já mais de 35%. Temos promovido o turismo com um grande envolvimento dos empresários do sector, elegendo mercados estratégicos e produtos de nicho para comunicar. Como referi, o Alentejo nunca será um destino de massas e por isso temos procurado trabalhar com operadores nacionais e internacionais que sentem a região e entendem quais são os seus grande atrativos.

DGABC - Quais são os benefícios que o turista que visita Alentejo tem?
VITOR - O turista que visita o Alentejo vai se surpreender por encontrar, na maior região de Portugal, uma natureza intocada, perfeita para relaxar e deixar para trás quaisquer preocupações. Essa tranquilidade se torna ainda maior pelo povo hospitaleiro alentejano, que recebe de braços abertos e um sorriso no rosto ao público brasileiro.

DGABC - Quais são as praias mais belas?
VITOR - Todas as praias do Alentejo são maravilhosas em sua própria maneira. A praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, é ótima para receber famílias, por suas águas de águas calmas, onde os pequenos podem se divertir procurando caranguejos na maré baixa. Já a praia de Odeceixe tem vistas deslumbrantes, um balneário perfeito pelo rio raso que deságua no mar. Almograve tem excelentes piscinas naturais e, para quem procura praia deserta, o melhor mesmo é conhecer Alteirinhos, no Carvalhal. A praia de Zambujeira do Mar recebe todos os anos um festival de música, por isso durante o verão fica bastante animada.
Pensando melhor, tenho até uma certa dificuldade em eleger uma praia específica. Começando em Tróia, passando pela Comporta até à fronteira do Alentejo em Odeceixe, somos surpreendidos a cada quilômetro por uma praia que é mais bela, ou no mínimo diferente. Direi que temos praias para



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados