Brasil de todas as épocas em exposição

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone <br> Do Diário do Grande ABC

 “Queria fazer reflexão sobre o futuro, mas quando mais pensava, mais claro ficavam as raízes do passado.” Partindo deste ponto, André Lima, curador e diretor geral da Brasil, Passado e Futuro, criou a mostra, que estará no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) até dia 30. “O projeto tem dois eixos com aspectos multimídia, como teatro, documentário e painel interativo”, revela.

Com belas imagens, a exposição conquista o visitante por mostrar momentos fundamentais da história brasileira, a alinhando a eixos políticos, econômicos, culturais e comportamentais – grande ajuda para os estudantes e interessante para os nostálgicos relembrarem o que viveram e aprenderam.

O começo da exposição mostra as eras colonial e imperial, mas a maior parte do acervo está voltada para o período republicano (a partir de 1989). Utilizando recursos sonoros, filmes e grandes painéis fotográficos, chega aos problemas dos dias de hoje, como a questão dos recursos hídricos, energia, poluição, sustentabilidade e educação.

Batendo na tecla da interatividade, antes de entrar no futuro, a exposição convida o visitante a fazer uma selfie diante de um totem, que envia o retrato para grande quadro eletrônico. Atrás do painel, um pequeno cinema exibe documentário produzido pelo curador com brasileiros contando os seus desejos. Nesse ponto, cada um começa a refletir sobre seus próprios planos e contribuição para o futuro do Brasil.

Os jovens são público especial da mostra. “Por conta de outros projetos que desenvolvemos, sabemos que a questão do futuro é sensível aos adolescentes. É uma preocupação grande para eles em escala pessoal. Por isso, é importante também falar do passado e do futuro a partir de perspectiva mais ampla”, diz Andréa Park, gerente de relações institucionais da Caterpillar, empresa patrocinadora da mostra.

A exposição prevê visitas monitoradas para grupos e escolas dos dias 15 a 29. Os horários disponíveis para agendamento são terças, quartas e sextas-feiras, às 9h, 10h, 14h e 15h pelo telefone 2594-2601 e e-mail producao@mube.art.br. Mais informações no site http://mube.art.br.

 

Peça de teatro instiga a reflexão sobre tema do dia - Mais do que conduzir o visitante pela história do Brasil, uma peça de teatro foi especialmente programada para a exposição. Quem assina é o dramaturgo Daniel Lopes, em parceria com o diretor David Rock e sua trupe formada pelos atores Leandro Alves, Marjorie Abreu, Pedro Abhull, Jeferson Kvayoiaba e pela andreense Karen Asevedo.

A montagem, em vez de começar em 1989, propõe giro inverso nos ponteiros do relógio e conta a história de trás para frente. A partir do dia em que é apresentada. O Diário esteve na exposição na data da sua abertura (14), quando o País estava em choque pela morte do governador de Pernambuco e candidato à presidência Eduardo Campos, ocorrida no dia anterior.

Corajosamente o grupo seguiu a premissa de partir sua encenação da notícia do dia e fez rápida esquete sobre a chegada inesperada do presidenciável ao céu. “Decidimos seguir nossa proposta. Seria errado não abordar esse acontecimento, que já faz parte da história e certamente afeta o futuro do Brasil”, comentou o diretor. “A mensagem é mostrar, especialmente para os mais novos, que até o que acontece hoje faz parte do todo”, completa.

O que aconteceu no passado também interessou a plateia, que se divertiu com o humor que o grupo acrescenta ao texto histórico. As participações de uma galinha, de um aspirador de pó e de uma vaca são inesquecíveis. “A missão pedagógica de um projeto como esse é importante. O fato de trazer os recursos multimídia, como o teatro, faz com que a mensagem se consolide profundamente na memória dos jovens”, acredita Suely Agostinho, diretora de assuntos governamentais e corporativos da empresa patrocinadora da mostra.

Brasil, Passado e Futuro – Exposição. No Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa, 218. São Paulo. Tel.: 2594-2601. Terça a domingo, das 10h às 19h. Grátis. Até dia 30.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados