Sempre aberta para novidades

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares <br> Do Diário do Grande ABC

Não é fácil montar um acervo de respeito como o da Pinacoteca de São Bernardo. Aberta em 1980, o espaço localizado no Jardim do Mar conta hoje com um total de 1.316 trabalhos das mais variadas linguagens. De tempos em tempos, o local apresenta ao público as novidades de sua coleção e parte desse material recente está disponibilizado para visitação na mostra Novas Aqusições do Acervo da Pinacoteca, que fica em cartaz até 25 de outubro. A atração é gratuita para todo o público.

Trata-se da junção de itens doados para o equipamento cultural nos últimos quatro anos. “Doação é uma coisa séria. Nós convidamos algumas pessoas para nos passarem seus trabalhos. Todo mundo gostaria de ter sua obra em uma instituição tradicional como a nossa”, diz o curador João Delijaicov Filho. “É uma grande conquista. O trabalho fica fácil quando se tem o dinheiro na mão, mas esse não é o nosso caso. Ninguém doa algo interessante sem ter tido um trabalho de aproximação antes. Não é uma troca de imediato. Acaba sendo algo ligado a amizade mesmo.”

A relação montada conta com 23 obras de 21 artistas, entre eles nomes nacionais e internacionais. Entre os destaques locais estão Damara Bianconi (Santo André), Edilson Ferri (São Bernardo), Renato Brancatelli (São Caetano) e Marbé (Diadema). Segundo o curador, “os melhores nomes da região estão aqui. Quando as pessoas veem que o artista é de sua cidade há uma conexão interessante. Temos de mostrar essa diversidade”.

Também há espaço para as telas de Enzo Ferrari, Nonato Coelho e Margot Delgado, além da instalação minimalista Onde Se Encontra o Vento Quando Não Está Soprando, do alemão Fred Ziegler. São trabalhos desenvolvidos em diferentes épocas, com representantes dos anos 1980, 1990 e 2000, além de projetos contemporâneos da última década.

A mescla de pinturas à óleo, colagens, sobreposições e outros estilos faz com que a exposição fique mais dinâmica e rica. “É preciso ter um contraste para a mostra não ficar cansativa, com paisagens iguais. Não montamos uma competição, mas abrimos ao máximo nossa coleção”, explica Delijaicov, que utiliza a boa memória para recordar histórias sobre como os amigos doaram parte de seu talento para a Pinacoteca. Partilhar de seu conhecimento artístico deixa a visita muito mais rica e ele está disponível para responder qualquer dúvida.

Novas Aquisições do Acervo da Pinacoteca – Exposição. Na Pinacoteca de São Bernardo – Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4056. Terça a sábado, das 9h às 17h (quinta-feira até às 20h30). Grátis. Até 25 de outubro.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados