Celebração à altura

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz <br> Do Diário do Grande ABC

Não é sempre que um país está em festa. Pois o Panamá está aproveitando o ano do aniversário de seu ponto turístico e econômico mais famoso para celebrar como se não houvesse amanhã. Além das atrações que a região já oferece aos turistas todos os dias e noites, estão acontecendo eventos diferentes por causa da data especial.

Aos sábados, até o fim do mês, os visitantes que forem ao canal lá para o fim da tarde – a partir das 18h – participam da chamada Noite Mágica. Durante o evento, as crianças se encantam com as apresentações de personagens típicos e os adultos aproveitam bailes e shows diversos. E quem pensa que é só isso, vai se surpreender. Grande queima de fogos de artifício fecha a noite.
 
EXPOSIÇÃO
O que já é bom pode ficar ainda melhor. Há seis anos, o Canal do Panamá está passando por uma ampliação. Embora marcada por problemas burocráticos e até greves, a reforma está em andamento. É possível descobrir mais detalhes da mudança até 5 de outubro na mostra Traços de um Empreendimento Histórico: Ampliação do Canal do Panamá (em tradução livre). A exibição, com 44 obras dos artistas George Scribner, Carlos Alberto Palomino, José Inocencio Duarte Navarro, Amalia Tapia, Roberto Vergara Del Cid e Al Sprague, está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea. O prédio fica na Avenida de los Mártires, Calle San Blas, Ancón. A entrada custa US$ 5 por pessoa. Saiba mais sobre a mostra no www.macpanama.org.
 
LITERATURA
Dos dias 19 a 24 deste mês, os leitores assíduos terão a chance de conhecer um pouco da literatura panamenha. Vai acontecer a décima edição da Feira Internacional do Livro, o mais importante evento cultural do país. Com o tema Grande Império da Imaginação, foram programadas palestras de autores convidados – como mexicano Carlos Sanchez –, entre outras atividades. O evento vai acontecer no Centro de Convenções Atlapa. Confira a agenda no endereço www.filpanama.com.
 
VIAGENS
O Turismo é outro tema que será abordado durante as comemorações do centenário do Panamá. O país está se preparando para sediar a quinta edição da Expo Turismo Internacional, marcada para acontecer nos dias 26 e 27 de setembro, também no Centro de Convenções Atlapa. O evento é considerado o ponto de encontro anual dos interessados pela região e por mais de 20 destinos mundiais. Agora, definitivamente, é a hora de conhecer o Panamá.
 
Festival tem comidas típicas do país - A diversidade étnica que compõe o Panamá aparece também nos pratos do país. Ingredientes como banana, mandioca, mariscos, arroz, castanhas e leite de coco são os protagonistas das refeições. As bananas, aliás, se destacam em todos os pratos. Elas são usadas em purê, fritas, assadas, refogadas, al dentes ou soutée, e acompanham carnes, aves e peixes.
 
Outra especialidade dos panamenhos é misturar doce com salgado. Eles fazem isso como ninguém. Quem prova um prato típico não pode dispensar pitada de especiarias exóticas de origem creóle, que chegaram ao país junto dos negros vindos do Caribe para construir o canal.
 
No quesito sobremesa, eles abusam das frutas, como goiaba, coco, abacaxi e mamão. Não vá embora sem experimentar a sopa de borracha. Trata-se de um doce de baunilha coberto por passas. Mel também é iguaria abundante naquela região. É possível saborear a culinária do Panamá acompanhado por atmosfera executiva e comida local. A dica é escolher um prato chamado sancocho, espécie de cozido de diversos tipos de carnes, recheado com variados tubérculos.
 
VITRINE
Boa oportunidade de provar os principais pratos do Panamá é visitar a quinta Feira Internacional Gastronômica, que acontece até dia 31 no Centro de Convenções Atlapa. O evento está na agenda de comemorações do centenário do canal. Uma das novidades desta edição é o Gastro Pub, espaço reservado para os amantes de cerveja e comidas de boteco. Na Área de Catas, os visitantes podem degustar vinhos, chocolates e cafés, e no El Patio del Sabor, têm a chance de experimentar a chamada ‘comida de rua’.
 
TV - Amanhã, às 20h, tem o especial ‘Panamá – O País que Reuniu o Mundo’ no The History. A superprodução remonta à construção do canal e os obstáculos enfrentados por quem participou da gigantesca obra. Ulysses Grant, Ferdinand de Lesseps, Jules Dingler, Philippe Bunau-Varilla, Theodore Roosevelt e William Gorgas são citados.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados