Muito além do canal

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raija Camargo <br> Do Diário do Grande ABC

O Panamá, que já foi apenas local para rápidas conexões de turistas rumo ao Caribe, hoje exibe seu potencial turístico e riqueza histórica. O encanto das praias, o agito da vida noturna e a diversidade cultural formam cenário que alia beleza e modernidade. Apesar de continuar sendo associado à sua mais famosa atração, a Cidade do Panamá também ostenta praias paradisíacas, comércios enérgicos e centros riquíssimos, fazendo dessa mistura um lugar que agrada a todos os públicos.

Para os apreciadores de areia branca e água azul-turquesa, a visita ao arquipélago de Bocas del Toro, na divisa com a Costa Rica, é indispensável. A região fica a 45 minutos de avião da Cidade do Panamá e reúne nove ilhas principais, além de mais de 200 ilhotas desabitadas. Apesar de chover bastante por lá, a prática de surfe e mergulho é bem procurada. A badalação dos bares embala o clima caribenho.
 
Também vale a pena conhecer San Blas, reserva indígena que fica a menos de uma hora de avião pequeno. Das 365 ilhas que compõem esse cenário, apenas 36 são habitadas pelos Kuna. Para os turistas mais aventureiros, as cabanas desses nativos podem ser opção de hospedagem a poucos metros da praia.
 
COMPRAS
O clima tranquilo de praia e mar contrasta com o ar contemporâneo da cidade, cortada por arranha-céus, edifícios e imensos shopping centers, como o Multiplaza e o Albrook Mall. Esses locais oferecem preços bem variados, geralmente mais baixos do que os encontrados nos duty-frees que, inclusive, podem ser encontrados em diversos lugares da região.
 
A cidade de Colón, 78 quilômetros afastada do capital, é outra opção para ir às compras. A viagem vale a pena, já que muitos produtos, assinados por marcas como Chanel, Carolina Herrera, Hollister, entre outras, podem ser adquiridos sem cobrança de imposto. Isso coloca o município no posto de segunda zona de livre comércio do mundo, atrás apenas de Hong Kong. Um passeio ideal é o traslado gratuito do Aeroporto Internacional de Tocumen para o shopping Metromall Panamá, oferecido pelas principais companhias aéreas presentes por lá.
 
ONDE FICAR
Hospedar-se no Panamá é simples. A gama de opções, que vai desde hostels</CF> afastados do centro até resorts beira-mar ou incorporados na metrópole, combina com todos os orçamentos. Alguns exemplos são o The Bristol ou a Casa Sucre. Para quem deseja acordar com a vista do canal, o Holiday Inn se encaixa como uma luva.
 
COMO IR
A Copa Airlines é a companhia que domina as viagens ao Panamá, embora a Avianca, Taca, American Airlines e United também façam o trajeto.
 
 
Visitar o centro histórico é passeio obrigatório - Casco Viejo ou Casco Antigo, como também é conhecido, guarda importantes construções, como a Catedral e o Palácio do Governo, sendo considerado um dos patrimônios da humanidade pela Unesco. Quem passa pelos callejones (ruelas) desse gracioso centro histórico entra no clima colonial do século 17, que reina até hoje e guarda uma impressionante diversidade cultural.
 
Além da riqueza histórica, o bairro também oferece diversas opções para os apreciadores de bons restaurantes, bares e cafés. O sítio arqueológico de Panamá Viejo conserva as ruínas de suas primeiras casas, levantadas no início do século 16 e também é digno de apreciação. Outras paradas imperdíveis são os bares e cafés ao ar livre do Parque Bolívar e a Plaza de Francia.
 
A Calzada de Amador (Amador Causeway) é uma ótima opção para caminhar ou pedalar. O calçadão foi construído no início do século com o material remanescente das obras do Canal do Panamá. A estrada, de dois quilômetros, leva a quatro ilhas no Oceano Pacífico. Elas compõem um pequeno arquipélago, oferecendo um visual que reúne o encanto das praias e a imponência dos altíssimos edifícios da metrópole.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados