Livro especial explora histórias da cultura de Paranapiacaba

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luís Felipe Soares <br> Do Diário do Grande ABC

Série de histórias fantásticas circula pelas ruas de Paranapiacaba há séculos. Esses contos são passados de geração a geração e parecem deixar a antiga vila ferroviária ainda mais misteriosa. Tentando desvendar as incertezas em torno dos boatos, Jairo Costa iniciou pesquisa que hoje faz parte do livro Paranapiacaba: Lendas & Mitos (Editora Estranhos Atratores, 76 páginas, R$ 25 em média). O autor realiza o lançamento oficial da obra à noite, a partir das 19h, no Chalé do Pão de Queijo, na Praça do Carmo, em Santo André. A publicação começou a ser vendida durante o 14º Festival de Inverno de Paranapiacaba, que ocorreu em julho.

Pesquisador de folclore, Costa se dedicou ao projeto durante três anos, fazendo diversas visitas ao local e conversando com os moradores. “Meu interesse por lendas é bastante antigo e eu sempre tive a intenção de, um dia, reunir as histórias passadas em Paranapiacaba num livro. Achava inacreditável que ninguém ainda tivesse se interessado em fazer isso”, comenta o andreense. “As histórias são sensacionais e o livro vai provocar muitos arrepios nos leitores.”

As páginas trazem informações em torno de lendas como a do balanço mal-assombrado, o túnel dos mortos e a da bailarina do Clube Lyra Serrano. “Percebi que as lendas revelam um lado cheio de medo e deprimido da vila. Todas as histórias são de assombrações e têm ligação meio religiosa”, explica sobre as informações que obteve. Um segundo volume para a série está previsto ainda para este ano e promete desvendar mitos existentes na região do Litoral, Planalto Paulista e Serra do Mar.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados