Como tirar o visto norte-americano?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz <br> Do Diário do Grande ABC

Quem estava no trâmite para tirar o visto norte-americano se desesperou na última semana. É que, no dia 31, um problema no sistema, em Washington, causou a suspensão da emissão do documento em todo o mundo. Diante do contratempo, que ainda não teve causa identificada nem prazo para a normalização, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil recomenda que pessoas sem visto e com viagem marcada até o fim de agosto repensem o dia da partida.

“Continuamos a processar e enviar passaportes a solicitantes com vistos aprovados, mas não estamos processando vistos com a capacidade normal. Alertamos para a possibilidade de que alguns levem mais tempo que o prazo habitual (até dez dias úteis) para receber o documento”, informou ao Diário representante dos Estados Unidos em Brasília.

É por essas e outras que quem visitar os Estados Unidos deve começar a requisitar o visto com antecedência. O documento é obrigatório e exigido pelo governo ao entrar no país. Para conseguir a autorização, antes de tudo, é essencial verificar se o passaporte estará válido para os próximos seis meses, no mínimo.

Depois, é necessário preencher o formulário de solicitação (DS-160) no https://ceac.state.gov/genniv. Basta escolher o idioma português e passar o cursor por cima de cada pergunta para traduzí-la, mas as repostas devem estar em inglês (há tutoriais na internet que explicam passo a passo o questionário).

Depois de enviar a ficha, é solicitado o pagamento da taxa MRV no valor de US$ 160 (cerca de R$ 320). Dependendo do visto, poderá haver outras taxas adicionais. Agora é a hora de agendar a visita ao Casv (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), localizado na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, para tirar a foto e pegar as digitais. Antes de sair de casa, faça um checklist de todos os documentos necessários.

A entrevista propriamente dita será feita no Consulado Norte-Americano que, em São Paulo, fica na Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio. Leve novamente os documentos. Jovens menores de 16 anos e idosos com mais de 66 se enquadram no Programa de Isenção de Entrevista e não precisam comparecer ao consulado. Se aprovada, a pessoa recebe o passaporte e o visto em até dez dias úteis. Para mais informações sobre o procedimento, acesse o site http://brazil.usvisa-info.com.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados