Mergulho com as tartarugas em Akumal

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Soraia Abreu Pedrozo <br> Do Diário do Grande ABC

Imagine estar frente a frente a um mar calmo, cujas águas passam por todos os tons de azul e verde. Que tal então se deparar com tartarugas gigantes, nadando livremente, como se não houvesse mais ninguém por ali? Isso é Akumal – que, em maia, significa lugar das tartarugas. A praia lembra uma pintura, com seus barquinhos coloridos ancorados. Debaixo da água transparente tem-se a impressão de estar em outra atmosfera ao flutuar por cima dos animais que, de tão grandes, parecem remanescentes da Pré-História.

É possível fazer esse programa por conta, com snorkel e pé de pato próprios e sem pagar nada por isso, já que a área em que se concentram as tartarugas e, de quebra, arraias e peixes, é delimitada por cordas. No entanto, é interessante contratar um guia, que aluga colete salva-vidas e kit mergulho, e leva diretamente onde estão os bichos. Pagando um pouco mais dá para deixar os pertences guardados em armários e nadar despreocupado. O preço do pacote é um pouco salgado, cerca de 250 pesos mexicanos (em torno de R$ 50), mas a experiência vale cada centavo.

A praia de Akumal costuma ficar mais cheia no começo dela. Mas, para quem busca um lugar ao sol e quer mais sossego, pode caminhar um pouco e escolher entre estender a canga ou consumir em um dos restaurantes que permitem o uso de espreguiçadeiras. A vista, a sensação de tranquilidade e de dolce far niente ficam guardados na lembrança para compor os melhores sonhos quando se despedir do destino.

COMO CHEGAR
Quem estiver hospedado em Playa del Carmen, a 37 quilômetros de Akumal, basta tomar uma van – existem várias delas no Centro da cidade que saem o tempo todo, já que o meio de transporte, além de servir turistas, leva dezenas de profissionais que trabalham nos resorts dispostos ao longo desse caminho.

O preço é relativamente barato, 35 pesos mexicanos (cerca de R$ 7) e o trajeto dura em torno de 40 minutos. O motorista vai deixá-lo na estrada, em frente a uma passarela, que é preciso atravessar para tomar o acesso à praia. Então é necessário caminhar por dez minutos – onde os guias já começam as abordagens para o mergulho. Para voltar, especialmente se for no fim da tarde, há filas de vans esperando turistas com destino à Playa del Carmen.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados