Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréa Ciaffone <BR> do Diário do Grande ABC

De a garoto tímido, feio e incompreendido pelos pais na sua teimosia em se tornar escritor ao posto imortal da Academia Brasileira de Letras, Paulo Coelho é uma pessoa da vida real que tem tudo o que os melhores personagens da ficção apresentam. O Diário conferiu cabine de imprensa do filme na manhã desta segunda-feira, em São Paulo, com a presença do diretor, elenco, roteirista e produtora.

Ele viveu um Brasil em transformação, foi internado em clínicas de tratamento mental pelos próprios pais duas vezes, teve sua fase de doidão, fez sucesso na música, foi preso pela ditadura, se decepcionou com o melhor amigo, virou executivo e depois, saiu em busca do seu sonho. Ou seja, uma trajetória de cinema. E o filme correspondeu à qualidade da história do protagonista.

O ator Julio Andrade interpreta do imortal nos anos 1970, 1980 e em 2013, graças a uma super maquiagem criada pelo mesmo estúdio de Barcelona que fez a caracterização do filme O Labirinto do Fauno, o DDF. Ravel Andrade, irmão mais novo de Julio, deu vida ao Paulo Coelho adolescente e mostra uma competência rara em alguém tão jovem. Na verdade, as atuações do filme foram todas muito precisas, marcantes e muito verdadeiras.

O roteiro é de Carolina Kotscho, que escreveu o blockbuster nacional Dois Filhos de Francisco e levou dois anos de contatos com o autor de Diário de um Mago para obter o seu aval para o filme. A direção é do estreante em ficção Daniel Augusto, que até agora só havia dirigido documentários. O resultado é um filme que diz muito sobre Paulo Coelho, mas também fala bastante sobre a sociedade brasileira, a dificuldade das pessoas em respeitarem os sonhos dos jovens e sobre toda a piração dos anos 1970 em contraste com a caretice que ainda persiste e se mostra novamente na última cena do filme, com um editor recusando os originais de O Alquimista. Antes dos créditos final desta coprodução Brasil-Espanha, vem a informação: atualmente, o brasileiro Paulo Coelho é o único autor vivo mais traduzido do que Shakespeare. Suas 26 obras venderam ao todo mais de 150 milhões de cópias, foram traduzidas em 80 idiomas, e distribuídas em mais de 160 países.

* O filme estréia dia 14. Aguardem matéria completa no caderno de Cultura & Lazer. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados