Uso de suplementos vitamínicos pode prejudicar saúde

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

As vitaminas são micronutrientes essenciais ao organismo e classificadas em lipossolúveis, como as vitaminas A, D, K e E, e em hidrossolúveis, como as vitaminas C e as do Complexo B. Cada uma destas vitaminas, independentemente de suas características físico-químicas, apresentam atividades específicas e, por este motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária para o corpo humano. 
 
Além das fontes naturais de vitaminas, estes nutrientes podem ser obtidos por meio do consumo de Suplementos Vitamínicos, ou de Medicamentos à base de vitaminas. 
 
Os Suplementos Vitamínicos são alimentos que servem para complementar estes nutrientes, em casos onde a ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente.
 
As vitaminas, juntamente com os minerais têm sido uma das categorias de produtos que mais tiveram crescimento do consumo no Brasil devido às suas propriedades antioxidantes e à publicidades associada a estes produtos.
 
Existem vários fatores que podem levar à carência de vitaminas que podem ser total ou parcial. Por outro lado, o uso indiscriminado, principalmente de fontes não naturais de vitaminas, como por exemplo, pela automedicação, pode levar à hipervitamiminose. As vitaminas hidrossolúveis, em geral, quando consumidas em excesso são eliminadas pela urina, destacando-se porém, a possibilidade de formação de cálculos renais quando consumido o excesso de vitamina C.
 
Por outro lado, as vitaminas lipossolúveis quando ingeridas em doses acima da necessária, podem apresentar afeitos tóxicos. Por exemplo, a intoxicação por vitamina A pode levar à manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, queda de cabelos, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tontura e náuseas, cãibras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Pode surgir também a falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos.
 

 Já quando a intoxicação por vitamina D, observa-se a hipercalcemia, o que favorece o depósito de cálcio nos vasos e ainda a eliminação aumentada de cálcio na urina, o que por sua vez favorece a formação de cálculos renais. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados