Copa sem ressaca

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Dr. Lucas Zambon

Sabe aquela moleza, o mal-estar que surge depois de uma noitada? Sim, você já deve ter passado por isso, caro leitor: é a famosa ressaca. Os sintomas você bem deve saber. Agora eu explico a parte científica da questão: uma grande parte é decorrente da desidratação causada pelo álcool. Seu consumo pode gerar lesão de células musculares, resultando em dores pelo corpo. O excesso de produção de ácido pelo organismo também provoca vômitos, e a desidratação leva à insuficiência renal aguda e a dores de cabeça intensas.

O álcool irrita a mucosa do estômago. Os sintomas são queimação, náuseas e vômito. Outro fator importante é que a famosa bebedeira pode baixar a imunidade da pessoa, facilitando a ocorrência de doenças infecciosas nos dias subsequentes.

E qual o caminho do álcool no organismo? O etanol (álcool etílico) presente nas bebidas é uma substância rapidamente absorvida pelo trato digestivo, sendo que a maior parte do álcool de uma dose é absorvida no estômago e nas porções iniciais do intestino. Em uma pessoa com estômago vazio, cerca de 30 minutos depois da primeira dose o álcool já pode estar na circulação. Nela, o órgão responsável pela metabolização e eliminação do etanol é o fígado. Mas o fígado só consegue metabolizar uma certa quantidade de álcool por hora. Ainda na circulação, a bebida afeta outros órgãos, principalmente o sistema nervoso central, podendo acarretar sintomas leves, como euforia e desinibição, até sonolência excessiva e estado de coma. Ainda sob efeito no sistema nervoso central, o paciente começa a perder grande quantidade de líquido por ficar estimulado a urinar acima do normal.

Sem dúvida, para evitar a ressaca, faça o óbvio: mo-derar na dose. Durante o consumo de bebidas alcoólicas, o que pode ser feito para minimizar os riscos é sempre estar se alimentando e bebendo água ou sucos de frutas na mesma proporção e quantidade de ingestão da bebida alcoólica.

Estar de estômago cheio faz com que a absorção de álcool seja mais lenta. Já ingerir água e sucos é importante porque o álcool faz com que você perca muito líquido pela urina, além de eventuais vômitos. Usar antiácidos, por sua vez, pode evitar sintomas estomacais mais severos. E ingerir alimentos ricos em vitamina C pode ajudar diminuindo a produção de radicais livres no fígado e auxiliando no processo de recuperação. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados