O ABC de Hércules

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raija Camargo

 

 

Não é de hoje que a busca por um corpo musculoso beira os limites da obstinação. Na Grécia Antiga, atletas trabalhavam seus bíceps e tríceps para levantar peso nas competições olímpicas. Deuses da mitologia, como Hércules, serviam de fonte de inspiração. Já os romanos utilizavam armaduras com torsos e abdômens definidos para demonstrar poder, força e virilidade. Mas o fisiculturismo como o conhecemos hoje só começou a ser considerado um esporte em meados da década de 1880. A primeira competição ocorreu em 1901, em Londres, graças a Eugen Sandow, um dos adeptos mais famosos da modalidade. Com o passar do tempo, o culto à forma ganhou força e até revelou celebridades, como o ator, empresário e político austro-americano Arnold Schwarzenegger, que, antes de ser eleito governador da Califórnia, venceu por sete vezes o campeonato mundial de culturismo e atraiu os holofotes de Hollywood dando vida a heróis truculentos do cinema, a exemplo de Conan – O Bárbaro e O Exterminador do Futuro. 

No Grande ABC, a atividade também vem ganhando número crescente de simpatizantes. Homens e mulheres exibem suas formas em cima de um palco, usando na pele óleos que dão brilho e acentuam as linhas e desenhos de seus bíceps, tríceps e quadríceps hipertrofiados – conquistados com muito exercício físico e dieta alimentar rigorosa. Volume, simetria, proporção e definição são requisitos indispensáveis aos competidores. Confira a seguir as histórias de fisiculturistas que têm dado força de gladiador à modalidade em Santo André. 
CASAL FITNESS
Neste ano, os andreenses Caio Couto, 30, e Veneza Macaúba, 31, debutaram juntos no campeonato estadual de estreantes da Federação Paulista de Culturismo Fitness e Bodyfitness. Além de namorado, Caio é o preparador físico de Veneza, que faturou o segundo lugar na categoria Bikini Fitness. Agora, ela almeja conquistar o pódio na seletiva para o campeonato brasileiro, enquanto Caio segue firme na categoria Men’s Physique. Os dois garantem que a relação fora das academias ajuda a melhorar suas performances e a manter o foco, apesar do desgaste físico que os acomete perto dos dias de competição. “A Veneza é hoje a minha maior incentivadora. Ela não percebe isso, mas seus resultados e sua determinação vêm aumentando a cada dia, e isso me motiva. Lembro de uma mensagem que ela me enviou pelo celular dois dias antes do campeonato paulista: “Se fomos fortes o suficiente para chegar até aqui, somos fortes para continuar”. Isso foi a maior motivação na minha preparação, pois eu também já estava cansado e no meu limite.”
A dieta e os treinos exaustivos têm fortalecido a união do casal. “Essa experiência envolve vários tipos de emoção, de sentimentos, e nos aproxima ainda mais”, conta a bela de abdômen impecavelmente delineado.
Muita proteína, batata-doce e salada são a base da alimentação dos atletas que visam aumentar e definir o tônus muscular. Suplementos ricos em proteínas também ajudam a atingir os objetivos estéticos exigidos. E o sacrifício é proporcional aos músculos dos atletas, que passam por dietas extremas e até se privam de ingerir líquidos e carboidratos nos dias que antecedem a disputa no palco.
Os praticantes explicam que os carboidratos são reduzidos em 90% e ingeridos apenas na primeira refeição do dia, o que equivale a 30 g de aveia. Depois, a dieta deve conter somente proteínas. Já os líquidos são cortados 16 a 12 horas antes, para melhorar a definição. “Nesta fase, o corpo já está bem debilitado, mas mesmo assim mantemos a rotina de treinos. Isso faz com que o estresse aumente, além da fome, que não é pouca. Treinar com fome é um dos desafios. Na verdade, entra aí uma batalha entre o corpo e a mente, mas temos que focar no objetivo. Esse equilíbrio emocional eu não teria sem o apoio do Caio”, diz Veneza.
 
FORÇA DE PAI PARA FILHO
O apoio psicológico também exerce papel fundamental na relação entre o fisiculturista Manoel Santos, 55 anos, e seu filho Felipe Carvalho, 21, de Santo André. A dupla inseparável aproveita o esporte para estreitar os laços de cumplicidade. A alimentação é absolutamente regrada e ganha tempero especial, já que os dois se reúnem na cozinha para preparar receitas hiperproteicas, livres de gorduras e açúcares. 
Manoel compete na categoria Sênior e exibe em sua sala troféus que acumulou ao longo de 30 anos de competições no fisiculturismo. É hexacampeão paulista, vice-campeão sul-americano e tricampeão brasileiro. 
Felipe, por sua vez, está na categoria Men’s Fitness e já segue o caminho de sucesso do pai, ostentando o título de campeão Júnior 2012. “Comemos e dormimos juntos. Eu ajudo ele a segurar a vontade de consumir besteiras. É um apoio que não teria de nenhum treinador, pois estamos juntos o dia todo. Dou essa motivação, mas o Felipe também tem uma genética muito boa para definir os músculos”, diz o pai sem esconder o orgulho. E não é para menos: Manoel serviu de inspiração para Felipe alcançar os desejados gominhos na barriga. “Eu o via treinando, a maturidade muscular, e queria ficar igual, aquilo me incentivava”, conta o filho.
A dupla – que é tão rigorosa com a alimentação a ponto de ter uma balança na cozinha para pesar os alimentos e ingerir a quantidade exata em cada refeição – afirma que a maior dificuldade do fisiculturismo é custear a dieta. Entre suplementos e comida em grande quantidade, gastam aproximadamente R$ 4.000 por mês. “Não à toa, o maior desejo de todos os atletas é ter um patrocínio”, observa Felipe.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados