Dekonito de Mendonza

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Dérek Bittencourt

Entre as diversas experiências que as visitas às vinícolas de Mendoza proporcionam, principalmente aos possíveis investidores e compradores de lotes, uma das mais inebriantes é a criação do seu próprio vinho – os turistas, desde que conversem com jeitinho, também podem conseguir viver tal situação. A O.Fournier, por exemplo, recebeu o grupo de jornalistas que incluía a equipe de reportagem do Diário e, após o tour de apresentação das instalações da moderna estrutura, que termina com a degustação de quatro de seus principais rótulos em uma sala rodeada por garrafas, convidou a todos para, a partir de um blend (mistura de duas ou mais substâncias) destes vinhos, formar a melhor combinação.
 
Um a um, entre o grupo de 12 pessoas, os visitantes anotavam em um papel a porcentagem a ser misturada a partir das bebidas produzidas com uvas dos tipos Malbec, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Syrah, todas elas do terroir da O.Fournier, além de sugerirem um nome para estampar a garrafa. Levando em consideração o sabor e o aroma que mais agradaram, houve quem utilizou os quatro vinhos para a combinação e quem optou por 100% de apenas uma variedade.
 
Depois de todas as fórmulas apresentadas, o coordenador da vinícola, Luis Martin Vicente, e o sommelier, Ramiro Balliro, degustaram as combinações e o especialista em vinhos elegeu a melhor. Curiosamente, o vencedor partiu da mistura 45% Malbec, 45% Cabernet Sauvignon e 10% Tempranillo sugerida por mim. O novo vinho foi nomeado Dekonito de Mendoza, em alusão ao meu apelido e ao destino da viagem.
 
Como aquele estava sendo apenas o segundo ou terceiro contato realmente bebendo vinho, foi uma surpresa o resultado, que agradou Balliro. “Isso significa que ambos temos o mesmo gosto para vinhos. Sua combinação me pareceu muito poderosa, com uma elegância e uma capacidade de envelhecimento muito boas. Por isso que o elegi”, explicou o sommelier.
 

A O.Fournier ainda presenteou cada integrante do grupo com uma garrafa personalizada de Dekonito de Mendoza. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados