Faça seu próprio blend

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Dérek Bittencourt

Comprar centenas de hectares de terra fértil para cultivo da uva custa caro. Muito caro. Há poucos anos, por exemplo, um banqueiro carioca desembolsou 50 milhões de euros (cerca de R$ 152 milhões) para ter seu próprio vinhedo na Itália. No entanto, por um preço muito mais baixo, a partir de US$ 150 mil (além de uma taxa anual), e em local distante apenas quatro horas de avião, é possível adquirir um pequeno espaço de terreno – entre um e quatro hectares – para plantar sua própria uva em local com solo excelente para tal prática. São esses os projetos que a The Vines of Mendoza e a O.Fournier dispõem a investidores ou amantes da bebida.
 
O negócio funciona da seguinte maneira: o interessado compra a quantidade de hectares que lhe interessar, escolhe o tipo de uva que vai plantar (entre uma lista predeterminada com aquelas que melhor se adaptam à região), desembolsa a quantia referente... e só. A partir daí, a vinícola é quem faz todo o processo de plantio, colheita e procedimento industrial, até engarrafamento e rotulagem. Ao fim do processo, dependendo da safra, chega-se ao número de 5.000 a 7.000 garrafas, as quais podem ser comercializadas, distribuídas ou até mesmo compradas pela própria vinícola.
 
Na O.Fournier, um hotel está sendo construído para abrigar aqueles que eles chamam de wine partners – ou parceiros do vinho –, serviço que está sendo vendido desde 2011. Na The Vines, por sua vez, esta estrutura já existe para aqueles que adquirem seus private vineyards (vinhedos particulares).
 

E os brasileiros compõem um dos principais mercados de lotes vendidos. Na O.Fournier, por exemplo, 80% dos partners, dos 84 espaços à disposição, são tupiniquins – principalmente paulistas, cariocas e gaúchos –, que produzem suas garrafas e as trazem para o País. Já na The Vines, este número cai, mas ainda é bastante expressivo: 40% (entre 134 lotes disponíveis, sendo que 50 ainda estão à venda). Os norte-americanos, por enquanto, aparecem como principais investidores deste novo tipo de negócio. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados