Como cultivar plantas dentro de casa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

 Um ambiente com plantas é sempre mais agradável. Fica colorido e cheio de vida e dá aquele toque especial na decoração. Além do mais, todas as espécies são seres vivos e excelentes fontes de energia e ainda contribuem para a qualidade do ar que respiramos.


Mas como mantê-las bonitas e viçosas dentro de casa, já que além de luminosidade, ventilação também é fundamental? E como saber qual quantidade de água cada espécie necessita para se manter bonita e saudável?


Algumas espécies sobrevivem bem à meia-sombra, um local luminoso, mas sem sol direto como Árvore da felicidade, Cheflera, Guaimbé, Hera, Monstera, Samambaia e Violeta.
Outras, porém, preferem à sombra. São elas: Acmea, Azaleia japonesa, Fícus e Zamioculcas, entre outras.

E há ainda as que precisam de áreas com sol pleno, como Cactus e Crisântemo.

Cuidado – A cor da planta é um indicativo se ela está bem ou não. Folhas amarelas indicam excesso de luz. Quando muito escuras, revelam falta de luminosidade. O ideal é deixar os vasos em locais com circulação de ar, mas é importante tomar cuidado com o excesso de vento, que é prejudicial.

Também é importante que a planta tenha espaço para crescer. Para isso, é fundamental trocar o vaso. Primeiro escolha um que tenha diâmetro de 3 a 5 cm maior que o atual. Coloque uma camada de pedras no fundo do vaso e complete com substrato, que pode ser feito com a mistura de partes iguais de terra vegetal, húmus e areia.

Adubar a cada quatro ou cinco meses também ajuda a manter a saúde das plantes. Use adubos solúveis, que podem ser aplicados nas regas. Fertilizantes de liberação lenta também funcionam. Siga as dosagens recomendadas nas embalagens. Mas atenção, como a água, adubo em excesso pode matar a planta.

De tempos em tempos, retire folhas e ramos mortos ou doentes. Isso trará mais saúde e beleza à planta. As folhas acumulam poeira e isso compromete a beleza e a saúde delas. Por isso, uma vez por mês, limpe-as com um pano úmido.

Rega inadequada costuma ser a principal causa de problemas nas plantas. Por isso, cheque a umidade da terra diariamente. Coloque o dedo a uns 2 cm de profundidade. Se a terra estiver seca, é hora de molhar. Antes, afofe a terra com um garfo próprio ou com apetrechos de jardinagem. Se o vaso estiver num local que recebe chuva, coloque cascalhos sobre a terra para que funcionem como um filtro contra impurezas.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados