Redes sociais

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

As redes sociais se tornaram o meio de comunicação mais comum entre as pessoas. Rápidas, fáceis e baratas elas tem conquistado cada vez mais espaço no mundo cibernético. Por isso, a Dia-a-Dia traz alguns pontos positivos e negativos apontados pela psicoterapeuta Maura de Albanesi. 
Pontos positivos: 
 
1 -  As redes sociais ajudam a manter os relacionamentos, mesmo à distância. Os recursos audiovisuais aliviam a saudade entre as pessoas. 
 
 2 - Suscitam o sentimento de "fazer parte" de um grupo, por meio da interação com os amigos virtuais. Existem diversos grupos que são formados a partir de gostos e interesses parecidos e isso colabora na construção da identidade.
 
3 - Facilitam a expressão do que se sente e pensa, por meio dos recursos de postagem, curtidas e compartilhamentos. 
 
4 - Dão a oportunidade de pensar antes de reagir, diminuindo as chances de cometer certos constrangimentos.
 
5 - Estimulam a criatividade. A agilidade da internet, das interações, com respostas instantâneas geram no indivíduo o estímulo de criar novos conteúdos, com objetivo de agradar os amigos e conquistar mais seguidores, o que consequentemente agrada a si mesmo.
 
Pontos negativos:
 
1 - Sensação de solidão, porque os relacionamentos são superficiais. 
 
2 - Perda de tempo sem perceber. Passe-se muito tempo vendo fotos, postagem, curtindo e compartilhando sem perceber. Enquanto poderiam estar fazendo atividades mais produtivas. 
 
3 - Gasta-se tempo e energia verificando o que o outro está fazendo, comprando, comendo ou assistindo, uma espécie de Big Brother virtual.
4 - Estimulo à inveja: A maioria dos conteúdos compartilhados são sobre bons momentos, festas, viagens a lugares lindos ou um jantar num bom restaurante, entretanto nem sempre quem vê estes posts está desfrutando dessas maravilhas.
 
5 - Criam barreiras para a socialização física. O indivíduo tímido pode usar as redes como o único canal para interagir com as pessoas, fugindo da exposição face a face. 
A profissional argumenta: “É importante avaliar quais são os reais benefícios que elas oferecem. Até que ponto fazem bem? Dou muita importância para o que eu vejo e faço no ambiente virtual? Estou feliz com os relacionamentos que tenho em rede? Perguntas como essas provocam questionamentos internos importantes acerca de como a pessoa se relaciona nestes sites e quais são seus sentimentos em relação a sua vida em rede”. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados