1º de maio

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

 Amanhã comemora-se o dia do trabalhador ou o dia do trabalho em muitos países, como Rússia, França, Portugal e Brasil. A data faz alusão as conquistas que a classe operária adquiriu ao longo da história. 

No ano de 1886, uma grande manifestação tomou as ruas de Chicago para reivindicar melhores condições trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho. Os Estados Unidos sofreu uma paralização geral e muitos confrontos entre a classe trabalhadora e a polícia marcaram a época. Por isso, esse momento histórico ficou conhecido como a Revolta de Haymarket.
A partir desse ano, Paris passou a organizar manifestações anuais para o dia 1º de maio, homenageando as lutas sindicais de Chicago. A conquista veio no dia 23 de abril de 1919, quando o governo francês aprovou a jornada de 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. 
Com a determinação francesa, outros países adotaram a comemoração, como a Rússia, em 1920, e o Brasil, em 1924. Por isso, o país receberá diversas comemorações amanhã.
Confira aqui a programação do estado de São Paulo: 
 
Anhangabaú
10h às 20h – O Vale do Anhangabaú será o palco de diversas atrações a partir das 10h, com um ato inter-religioso, seguido de espetáculo teatral contando a história da comunicação no Brasil. Às 16h haverá ato político-social das Centrais Sindicais CUT, CTB e CSB e, várias atrações musicais como Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda.
 
Zona sul da capital
A partir das 9h – Comemoração do Dia do Trabalhador (a) na Zona Sul
Parque das Árvores – Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395 –– Cidade Dutra – São Paulo/SP. Prestação de diversos serviços de saúde, beleza e cidadania à população, além de parque infantil, contação de histórias e cinema. No palco, entre outras atrações, estarão a banda de reggae Ponto de Equilíbrio, a cantora Paula Lima e o rapper GOG.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados