Dia do churrasco e do chimarrão

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

Quem nunca reuniu a família ou os amigos para fazer churrasco? A tradição gaúcha já tomou conta de outras localidades brasileiras e faz sucesso entre os turistas que procuram apreciar gastronomia quando chegam ao país. 
Hoje, comemora-se o dia dessa culinária típica do Rio Grande do Sul, assim como da bebida tradicional da região, o Chimarrão. Uma lei estadual em junho de 2003, reservou a data para essa celebração, levando em conta a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha, criado em Porto Alegre. 
Então, comemore o dia de hoje fazendo um churrasco nota 10. Para isso, confira as dicas que a Dia-a-Dia selecionou:
1. Conheça o lugar onde você vai comprar as carnes. É importante, até para não ser enganado e receber uma carne de qualidade inferior ao que foi pedido.
 
2. Prefira carnes gordas, pois são mais saborosas e suculentas.
 
3. Não tire a gordura das carnes antes de assá-la. Coloque a inteira na churrasqueira, para garantir que a carne não resseque.  
 
4. Ao temperar com sal grosso, fique atento na quantidade. É importante que as peças menores não sejam temperadas com grãos muito grandes de sal.
 
5. Ao assar as linguiças, não fure com o garfo, pois elas perderão a suculência. 
 
6. Quanto as carnes, também evite furá-las e só a vire uma vez. Depois de um lado ficar bem assado, vire e coloque em uma superfície menos quente da churrasqueira. 
 
7. Não esqueça dos acompanhamentos, mas cuidado para não exagerar. Uma salada e farofa são suficientes. O pão e o vinagrete também caem bem. Mas faça tudo no dia, para não estragar. 
 
8. Para terminar, coloque as bebidas para gelar. Para facilitar, coloque as latas ou garradas em um mesmo recipiente com muitos cubos de gelo. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados