Peixes

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

       Amanhã, Sexta-feira Santa, é dia de servir peixe no almoço. Muitos optam pelo tradicional bacalhau, mas outros tipos de peixes, inclusive mais saudáveis, podem compor essa refeição. 

 
Uma boa opção são os peixes gordos de águas salgadas, fontes ricas em ômega 3, sendo o DHA (ácido docosahexaenoico) o principal tipo, como explica a nutricionista Cyntha Antonaccio: “O DHA é um lipídio, logo, peixes gordos tendem a serem mais ricos. Porém, ainda não é totalmente esclarecida a quantidade de DHA que o organismo aproveita a partir do consumo do peixe. De qualquer forma, recomenda-se consumir cerca de 2 porções de peixe marinho por semana.”
 
Esse ômega 3 possui benefícios que vão desde o desenvolvimento das estruturas do cérebro e da retina, a partir da gestação, até a prevenção do declínio cognitivo na fase adulta. 
 
Além disso os “peixes marinhos também são fontes de EPA (ácido eicosapentaenoico), outro tipo de ômega 3, que também contribui para a saúde cardiovascular, juntamente com o DHA,” complementa Cyntha. 
A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) recomenda o consumo diário de 250 mg a 2 g de DHA + EPA para um adulto. 
Portanto, vai a dica: salmão, cavala e sardinha, são peixes ricos em DHA, enquanto o bacalhau tem uma quantidade muito pequena desse lipídio. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados