Chocolates

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

       Com a chegada da Páscoa, é inevitável resistir ao chocolate. A Dia-a-Dia traz algumas dicas da nutricionista, consultora e gastronomista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Professora Licínia de Campos, para você aproveitar essa época sem culpa. 
  Muitas pessoas confessam comer chocolate quando estão estressadas ou tristes. Segundo a gastronomista, isso acontece porque esse doce possui substâncias catalisadoras de químicas e de neurotransmissores que melhoram o humor, como a feniletilamina, teobromina, anandamina e triptofano. “Pesquisas acreditam que a feniletilamina provoca a liberação de dopamina nos centros de prazer do cérebro, semelhantes aos picos de orgasmos. Esta pode ser a razão pela qual algumas mulheres relatam preferir chocolate ao sexo”, explica a profissional.
  Para as pessoas que evitam comer chocolate, a fim de manter uma alimentação saudável, a professora indica o amargo: “Ele ajuda a diminuir os riscos de pressão alta, colesterol alto e doenças cardíacas. O chocolate meio amargo e amargo possuem vários benefícios à saúde: seu consumo regular pode aperfeiçoar a facilidade do fluxo sanguíneo e elasticidade das artérias, diminuindo a pressão, evitar o acúmulo de colesterol LDL, e proteger o coração dos danos causados pelos radicais livres”.
  A profissional ainda alerta para o fato de que engordar ou não, depende do tipo e da quantidade de chocolate ingerido. “Consumir chocolate em grandes quantidades pode ter efeitos negativos, incluindo a chance de ganho de peso se consumido em grande quantidade. É importante ressaltar que a versão diet tem tantas calorias quanto o chocolate normal, a diferença é que se trata de um produto apropriado para diabéticos, pois é isento em açúcar. Para um baixo teor em calorias, prefira a versão light”. 
  Já o chocolate branco, não tem cafeína, pois é composto por manteiga de cacau combinada com leite, açúcar e outros ingredientes aromatizantes como baunilha, que garante a cremosidade.
Sobre a associação de que consumir chocolate causa espinha, a profissional lembra que não há comprovação científica. Entretanto, ele é um alimento gorduroso e rico em açúcares, por isso, favorece a produção de sebo por algumas glândulas sebáceas na pele. 
Para finalizar, uma boa notícia às grávidas. Elas podem sim comer chocolate, mas devem se atentar para não substituí-lo por alimentos saudáveis para não consumir muita cafeína. O ideal é que haja o consumo da substância abaixo de 200mg por dia.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados