Dia Mundial do Parkinson

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

        Hoje, 11 de abril, é o dia mundial do Parkinson. A data faz alusão ao nascimento do médico inglês, James Parkinson, que descobriu a doença em 1817.
A causa dessa enfermidade é atribuída à degeneração das células produtoras da dopamina, substância responsável pela condução das correntes nervosas ao corpo. Assim, sua deficiência afeta os movimentos motores e implica nos seguintes sintomas: tremor nos membros em repouso; rigidez na musculatura; acinésia, provocando lentidão nos movimentos voluntários; instabilidade postural. Esse último é um dos últimos a se manifestar e o mais difícil de tratar. 
Além disso, surgem outros empecilhos, como a falta de apetite e a perda de peso, por isso a alimentação nutricional equilibrada é fundamental, uma vez que emagrecer muito em um período muito curto, pode levar a desnutrição e as infecções. 
Essa doença não tem cura, porque as células do cérebro não se regeneram. Mas existem tratamentos para combater os sintomas e retardar o seu desenvolvimento. Eles abrangem desde os remédios e cirurgias – que pode controlar a rigidez e o tremor muscular, até os tratamentos fisioterapêuticos, a terapia ocupacional e a fonoaudiologia, para os pacientes que tiveram o processo da fala afetado. 
O Parkinson pode atingir qualquer pessoa, apesar de os mais idosos estarem mais expostos, por isso, no dia de hoje, vale um momento de conscientização e de busca por informações, pois o quanto antes souber do diagnóstico, maior é a chance de controlar os sintomas. 
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados