Tempo de bacalhau

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloísa Cestari

Tradicional na Semana Santa, bacalhau tem de ser consumido com moderação.

Embora o chocolate seja o protagonista da Páscoa, é o bacalhau que impera nas mesas durante os almoços da Sexta-Feira Santa e do Sábado de Aleluia. A tradição de comer peixe na Semana Santa vem desde a Idade Média, quando o consumo de carne vermelha passou a ser evitado por fazer alusão ao sangue de Cristo. Para lembrar o sacrifício do calvário, católicos e algumas outras comunidades cristãs convencionaram comer somente carne branca durante o período da Quaresma. E logo o bacalhau virou a estrela entre os peixes.

Com sabor peculiar e alto valor nutritivo, ele pode ser servido assado, cozido ou até na forma de salada; em lascas ou postas; salgado ou in natura. Além da enorme variedade de versões, o ingrediente é rico em vitaminas e minerais como zinco, ferro, magnésio e fósforo. Porém, hipertensos devem tomar cuidado ao encher o prato, já que a quantidade de sódio do peixe seco é alta –­ bastam 100 g para atingir a cota máxima de sal recomendada para consumo diário. Em compensação, a taxa de colesterol é quase nula graças à ação do Ômega 3, que diminui os níveis de triglicérides e de colesterol ruim (LDL) e aumenta o HDL, prevenindo doenças cardiovasculares. Confira a seguir receitas ideais para inovar nesta Páscoa sem fugir do tradicional bacalhau.

Salada de grão-de-bico com bacalhau
(Chef Eduardo Mina – Livro Receitas que Alimentam a Alma)
Ingredientes: 1 kg de grão-de-bico; 1,5 kg de lombo de bacalhau (dessalgado, desfiado, sem pele e sem espinhas); 3 dentes de alho amassados; 1 cebola; cheiro-verde; azeite a gosto; 3 colheres (sopa) de vinagre. 
Modo de preparo: Deixe o grão-de-bico de molho por, aproximadamente, quatro horas. Cozinhe e reserve. Em outra panela, cozinhe o bacalhau, tire pele e espinhas, desfie e reserve. Corte a cebola e a misture com o alho, o cheiro-verde, o azeite e o vinagre. Acrescente o bacalhau já desfiado neste molho e deixe descansar por uns 20 minutos. Após esse período, misture o bacalhau ao grão-de-bico. Monte em uma travessa e salpique cheiro-verde por cima.

Bacalhau empanado em tempurá
(Cozinha Bacalhau Dias)
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes: 4 lombos de bacalhau; pimenta-preta a gosto; 200 g de farinha de tempurá; 100 g de panko (pão ralado grosso japonês); 1/2 litro de óleo para fritar; água fria.
Modo de preparo: Corte os lombos em quatro partes de maneira a obter quatro cubos de bacalhau por lombo. Tempere com um pouco de pimenta preta moída na hora. Aqueça o óleo para fritar. Faça o tempurá juntando um pouco de água à farinha até obter um creme espesso. Passe os cubos de bacalhau neste creme e, em seguida, no pão ralado. Frite de imediato. Sirva sobre uma salada de sua preferência.

Bacalhau com creme, ervas e amêndoas
(Vital Âtman)
Rendimento: 8 porções
Ingredientes: 800 g de batatas cruas descascadas e cortadas em rodelas; 500 g de lascas de bacalhau já limpo e dessalgado; 2 maços de salsinha picada; 2 maços de cebolinha picada; 100 g de amêndoas em lâminas tostadas; 4 cebolas grandes picadas; 700 ml de creme de leite fresco; 100 g de manteiga sem sal; 4 colheres de óleo de amêndoas.
Modo de preparo: Em uma panela de fundo grosso, coloque metade da manteiga cortada em cubos. Faça uma camada de rodelas de batatas e distribua parte do bacalhau por cima, seguido de uma camada de ervas (salsa e cebolinha), cebola e amêndoas. Repita as camadas de batata, bacalhau e a mistura de ervas até preencher a panela em 2/3 da sua capacidade. A última camada deve ser a mistura de ervas. Coloque o restante da manteiga cortada em cubos sobre elas, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, observando sempre a textura para não passar do ponto. Quando a batata estiver parcialmente cozida, acrescente o creme de leite fresco, aumente o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Retire do fogo, coloque mais ervas para decorar e despeje 4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas sobre a preparação. Sirva a seguir.

Arroz selvagem com bacalhau
(Josapar)
Rendimento: 6 porções
Ingredientes: 1 embalagem de arroz selvagem (250 g); 2 xícaras (chá) de arroz Tio João cozido e aquecido; 1/4 de xícara (chá) de azeite; 400 g de bacalhau dessalgado e cozido, desfiado em lascas grossas; 2 tomates sem pele e sem sementes em cubos; 150 g de azeitonas verdes picadas; sal, pimenta e cebolinha picada. 
Modo de preparo: Lave o arroz selvagem rapidamente com água e coloque-o em uma panela grande. Adicione 10 xícaras (chá) de água fervente (2 litros) e 3 colheres (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos ou até o grão ficar macio (se preferir, cozinhe em panela de pressão por cerca de  25 minutos). Escorra o excesso de água, transfira os grãos para uma travessa e acrescente o arroz branco cozido e aquecido. Aqueça o azeite em uma frigideira, junte o bacalhau, os tomates e as azeitonas e refogue por cerca de cinco minutos. Acrescente o refogado à travessa com os dois tipos de arroz. Verifique o sal e a pimenta e finalize com a cebolinha. Sirva em seguida.

Patanisca de bacalhau
(Chef Eduardo Mina – Livro Receitas que Alimentam a Alma)
Ingredientes: Lombo de bacalhau (a gosto); ovos; farinha; sal a gosto; óleo para fritar; azeite; alho; piripiri em pó (pimenta).
Modo de preparo: Ajeite o filé demolhado e cru, pressionando na palma da mão, para ficar macio. Passe primeiramente na farinha de trigo e, em seguida, nos ovos bem batidos. Frite-o no óleo quente. Os filés devem estar imersos em óleo, pelo menos até a metade. Reserve. Em uma panela, coloque azeite e bastante alho picado. Após aloirar o alho, acrescente piripiri em pó e uma colher (chá) de colorau. Coloque em cima do bacalhau frito, enfeite com salsinha e sirva. Dica: dessalgue na água gelada, durante três dias, e na geladeira. Troque a água do bacalhau duas vezes por dia. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados