Eis a questão

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloísa Cestari

O espaço Sam Wanamaker Playhouse tem apresentações de óperas, peças e concertos à luz de velas

Se você já suspirou com o amor de Romeu e Julieta, pegou-se refletindo entre o ser ou não ser de Hamlet e se deixou levar pelos Sonhos de uma Noite de Verão, suas férias já têm destino certo em 2014: Inglaterra. Durante todo o ano, a Terra da Rainha servirá de palco para eventos em homenagem aos 450 anos de nascimento daquele que é considerado o maior escritor de idioma inglês e mais influente dramaturgo do mundo: William Shakespeare (1564-1616). As celebrações se concentrarão especialmente na capital inglesa, Londres, e na terra natal do poeta, Stratford-Upon-Avon.

No dia do aniversário do bardo inglês, 23 de abril, o Shakespeare’s Globe Theatre, em Londres, dará a largada para uma ambiciosa turnê de dois anos da peça Hamlet, que prevê apresentações em todos os países do planeta até 23 de abril de 2016, quando celebram-se os 400 anos de morte do dramaturgo, que faleceu exatamente na mesma data em que completaria 52 anos. E o local da estreia não poderia ser mais apropriado. Construído em 1599 e destruído por um incêndio 14 anos depois, o Globe Theatre teve Shakespeare como um de seus sócios e foi reerguido em 1997, a 200 metros do edifício original, para prestar homenagem ao escritor inglês. Também ganhou um novo espaço em janeiro, batizado de Sam Wanamaker Playhouse, que será cenário de peças, óperas e concertos à luz de velas, bem ao estilo shakespeariano. E ainda são oferecidas visitas guiadas por uma exposição de figurinos e imagens dos séculos 16 e 17, com direito a displays interativos e demonstrações ao vivo que prometem fazer o visitante viajar no tempo e mergulhar na vida e obra do poeta. Afinal, como disse um dia o grande dramaturgo elisabetano Bem Johnson, responsável pela publicação da primeira coletânea de peças do bardo inglês, em 1623, “Shakespeare não pertencia ao seu tempo, mas a todos os tempos”.

Já na cidade de Stratford-Upon-Avon é possível refazer os passos do dramaturgo por meio do Mochilão Shakespeare, desenvolvido pela CI (www.ci.com.br), que inclui visitas a cinco casas de família. Entre elas, a famosa residência de seus pais – de origem simples, o progenitor ganhava a vida como fabricante de luvas –; o local em que Shakespeare morou com a mulher, Anne Hathaway; e a Nash’s House and New Place, onde o bardo inglês costumava passear pelos jardins para pensar na vida e onde morreu em 1616.

Nos dias 26 e 27 de abril, a cidade celebrará o legado do seu filho mais ilustre com um fim de semana de eventos especiais, que inclui novas apresentações da espetacular Companhia Real de Shakespeare. Destaque para as encenações de Henrique IV – que começaram em março e prosseguem até 6 de setembro – e de Os Dois Cavalheiros de Verona, a primeira encenação no Royal Shakespeare Theatre em 45 anos, entre 12 de julho e 4 de setembro. Também haverá a temporada de peças jacobinas Roaring Girls no Swan Theatre da cidade.
E esses são apenas alguns aperitivos do que vem pela frente. Basta escolher as atrações e espetáculos que mais lhe agradam no calendário de eventos e decidir entre ir ou não ser. Eis a questão. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados