Dicas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

 Atividades físicas são importantes para a saúde desde que realizadas de forma correta. Por isso, se você vai participar do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC neste domingo, fique atento a algumas dicas selecionadas pela Dia-a-Dia. 

 

1. Alimente-se 30 minutos antes da corrida com alimentos ricos em carboidratos, pois eles são facilmente absorvidos pelo organismo e aliviam a sensação de fome. Mas não se esqueça de que uma alimentação equilibrada é sempre a melhor opção, então combine esses alimentos com outros ricos em proteínas, por exemplo.
 
2. Faça um aquecimento, nunca comece correndo. Inicialmente caminhe e vá aumentando a velocidade gradativamente.
 
3. Para evitar lesões, é necessário o alongamento antes e depois da corrida. 
 
4. Ao concluir o circuito, ande por uns 3 minutos para ajudar o corpo a relaxar e não se esqueça do alongamento final.
 
5. Controle a respiração, evitando que ela fique acelerada durante a corrida. Respirar pela boca, também não é uma boa opção, pois gera a sensação de cansaço.  
 
6. A roupa deve merecer atenção especial. Use tecidos leves, flexíveis e de cores claras. Se estiver sol, boné, óculos de sol e principalmente filtro solar devem ser usados. Se estiver frio, blusa leve e calça são apropriadas. 
 
7. O tênis deve ser escolhido com cuidado. Devem ser confortáveis e apropriados para amortecer cada tipo de pisada. Se tiver uma pisada supinada, o amortecimento deve ser mais intenso na lateral externa do pé; para uma pisada pronada, deve ser na lateral interna e na pisada neutra, o amortecimento deve estar distribuído igualmente.
 
8. Hidrate-se. Água é essencial! por isso não esqueça a sua garrafa de água.
 
9. Se você tiver um aparelho que mede os batimentos cardíacos, leve, pois assim terá controle do que está acontecendo com o seu corpo no momento da atividade. Existem alguns que ainda medem a quantidade de calorias perdidas e o consumo de oxigênio.
 
10. Prepare sua mente. Ter equilíbrio entre o corpo e a mente é essencial para uma boa corrida! 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados