Dia do circo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

       O circo é uma manifestação artística e cultural caracterizada pelo espetáculo e pelo entretenimento do público, tendo como uma de suas figuras emblemáticas, o palhaço. Entre os que mais fizeram sucesso no Brasil está o palhaço Piolim, considerado na Semana de Arte Moderna, em 1922, o maior artista popular brasileiro. 
  Abelardo Pinto ou o conhecido Piolim nasceu no dia 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto –SP, e comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu apelido, que significa barbante, foi dado por um grupo de artistas espanhóis com quem fazia espetáculos beneficentes, porque ele era magro e tinha as pernas compridas. 
Um de seus maiores sonhos era montar uma escola circense, mas infelizmente morreu aos 76 anos de idade sem realizá-lo.
        O Dia do Circo foi criado em sua homenagem e comemorada todos os anos com atrações pela cidade.
 
 
Confira:
 
"Brincando de Circo" – Oficina: Crianças aprendem exercícios circenses, como equilíbrio e acrobacias de solo, além de usarem equipamentos de circo, como pernas-de-pau, com artistas do grupo Tápias Voadoras.
Localização: Sesc Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque. Sábados, das 13h às 15h, até 26/04.Grátis.
 
"Reciclópolis": Espetáculo teatral e circense mostra moradores de uma cidade que sofre com o lixo a céu aberto. Aborda reciclagem e preservação do meio ambiente.
Localização: Espaço Viradalata - Rua Apinajés, 1.387 - Sumaré. Ingressos R$ 20 (meia R$ 10). Sábados e domingos, 19h, até 06/04.
 
Algumas escolas de circo: 
 
Escola Circo Dança: Ensina técnicas circenses para crianças e adultos em aulas de uma hora ou uma hora e meia aprendendo aéreos (trapézio, lira, tecido, corda indiana); solo (cambalhotas, estrelas, parada de mão, pirâmide humana) e malabares (claves, bolas, tuiler). Quem quiser, pode fazer aulas adicionais de cama elástica ou trampolim acrobático. Tem curso de formação e profissionalização de professores
Localização: No bairro do Campo Belo – Zona Zul de SP 
 
Circo Escola: O primeiro Circo Escola da região do Grande ABC, possui cerca de1.600 alunos a partir de 3 anos de idades matriculados. 
Localização- Avenida Afonso Monteiro da Cruz 259, Jardim União – Diadema.  
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados