Obras de Arte

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

 Obras de arte deixam ambientes mais agradáveis e mais harmônicos, por isso, cuidados para manusear e limpar são importantes para garantir maior duração das peças. Pensando nisso, a Dia-a-Dia traz algumas dicas da marchande Patricia Cornish.  

 
1. Quadros com molduras dentro do padrão de conservação.
 
Quando os elementos que compõem a moldura (passe-partout, board e fitas adesivas a base de água) possuem Ph neutro, elas duram em média 70 anos, pois ele evita que os elementos químicos dos materiais da moldura, expostos à luz e umidade, entrem em reação química com o papel e as tintas, impedindo que manchas amareladas apareçam e que as cores desbotem. No caso de molduras em vidro é aconselhável colocar um passe-partout espesso para criar um espaço entre a superfície da obra e a do vidro, pois se houver a condensação na parte interna do vidro, a umidade irá penetrar na obra e reagir com seu papel e os pigmentos das tintas, podendo danificá-las. 
 
2. Cuidados com os raios ultravioletas 
 
Obras de arte em papel, não podem entrar em contato com os raios ultravioletas, pois eles deixam o papel amarelado e podem causar o desbotamento das tintas. A dica de Patricia é usar vidros para moldura que possuem proteção contra os raios ou instalar, nos ambientes com obras de arte, persianas feitas com materiais especiais que bloqueiam até 99% dos raios ultravioletas, mas permitem a entrada de luminosidade.
 
3. Atenção aos mofos
 
Como consequência da umidade do ar, fungos e mofos podem atingir as obras de arte. Para evitar, deixar as janelas abertas do ambiente e investir nas persianas anti-UV ajudam. Uma dica importante e que muitas pessoas esquecem é deixar um espaço para a circulação de ar entre a obra e a parede, pois a umidade da parede acelera a formação de fungos. A dica é colocar um pequeno quadrado de feltro auto-adesivo, no tamanho de 1,5cm x 1,5cm, nos cantos inferiores na parte de trás do quadro.
 
4. A limpeza das obras de arte 
        
Para prevenir fungos e traças, é importante pelo menos uma vez por semana retirar o pó dos quadros, tanto na parte da frente quanto na de trás. Nas pinturas a óleo que não levam vidro na moldura, deve-se utilizar apenas um espanador seco e limpo e ele deve ser exclusivo para a limpeza das obras.
Para limpar as molduras, o recomendável é um pano de algodão seco, sem produtos químicos, já que estes podem manchar a moldura e para limpar o vidro do quadro, utilize apenas um pano de algodão umedecido com água e algumas gotas de álcool, para finalizar a limpeza, esfregue jornal seco sobre o vidro para remover manchas.
 
Agora é só praticar as dicas e manter o seu ambiente decorado por muito mais tempo! 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados