Vacinação contra HPV

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

         Quadrivalente, a vacina contra o HPV protege contra os 4 tipos mais comuns da doença: 6 e 11, responsável por 90% dos casos de verrugas genitais; 16 e 18, responsável por 70% dos casos de câncer do colo de útero. Aplicada a partir de 10 de março gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos e a partir do ano de 2015, em meninas de 9 a 11 anos, o projeto gerou polêmica entre os pais que acreditam em um incentivo para o início precoce da vida sexual.

 

Segundo explicação da doutora Adriana Campaner, ginecologista da Santa Casa de São Paulo:  "Essa vacina é apenas uma forma de evitar que as doenças causadas pelo vírus, como o câncer do colo de útero, atinjam as mulheres futuramente. Em nenhum momento ela serve de indutor para a precocidade nas relações sexuais”.
 
O HPV, Papiloma Vírus Humano, é uma doença sexualmente transmissível, o vírus possui características assintomáticas e pode ficar no corpo encubado por muito tempo, impedindo a identificação da doença. Por isso, prestar atenção nas lesões que o vírus pode causar, como o câncer do colo de útero, no caso das mulheres, e verrugas que atingem ambos os sexos, é importante. 
 
Para isso, exames como o papanicolau devem ser feitos anualmente em mulheres que já iniciaram a vida sexual, pois com acompanhamento correto é possível prevenir quase 100% dos casos do câncer do colo de útero. 
 
A vacinação é importante. Segundo a OMS o número de pessoas que pode contrair o vírus HPV pode chegar a 69 milhões de brasileiras. Prevenir jovens e crianças do sexo feminino atingirá diretamente a população masculina, pois terá a diminuição da circulação do vírus entre homens e mulheres. 
 
Este ano, serão distribuídas 15 milhões de doses nos 36 mil postos de saúde do país. 
A Santa Casa de São Paulo oferece atendimento para pacientes com HPV em ambulatórios voltado para as lesões específicas causadas pelo vírus. O ambulatório de Patologia Genital Inferior, voltado para doenças que acometem os órgãos sexuais femininos, atende cerca de 210 pacientes por mês portadoras do vírus HPV. Há ainda no Instituto de Pesquisa da Santa Casa, o Instituto do HPV, área dedicada exclusivamente para o ensino e pesquisa sobre o Papiloma Vírus Humano. 
 

 

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados